Rondoniagora.com

Rondônia, 25 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Rondônia passa a operar no sistema interligado nacional

Terça-feira, 27 Outubro de 2009 - 09:29 | Assessoria


Com a aprovação da licença ambiental que liberou a operação comercial das duas linhas de transmissão em 230kV, entre o município de Jauru – no Estado de Mato Grosso e Vilhena – no Estado de Rondônia, desde o dia 23 passado a Ceron passou a operar no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica.

O sistema hidrotérmico Rondônia/Acre passa a fazer parte da malha nacional, que é operada sob a orientação do Operador Nacional do Sistema – ONS.

A informação é do Procurador da Presidência da CERON, Inácio Azevedo. Segundo Inácio, a concretização desse sonho é um marco histórico para os Estados de Rondônia e Acre, que passarão a ter outra alternativa de atendimento, o que dará maior confiabilidade ao sistema evitando, como ocorreu no passado, interrupções de fornecimento de energia elétrica nos municípios interligados ao Sistema de Transmissão Hidrotérmico da Eletronorte.

A obra, realizada dentro do planejamento do Setor Elétrico Brasileiro sob a coordenação da Eletrobrás, foi construída sob a coordenação local da Eletronorte, que investiu somente no Estado de Rondônia, mais de 350 milhões de reais em construção de linha de transmissão e subestações entre os Município de Ji-Paraná e Vilhena.

Inácio disse ainda que com a construção dos segundo e terceiro circuitos em 230kV, com a interligação dos municípios de Rondônia que ainda não estão interligados ao sistema hidrotérmico da Eletronorte e com a construção das duas hidrelétricas do Madeira, o Estado de Rondônia passará a ter um dos melhores sistemas de transmissão e geração de energia elétrica do país.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News