Rondônia, terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 18 de Fevereiro de 2008 - 16h40

Rondônia poderá se tornar pólo calçadista da Região Norte

RONDONIAGORA.COM


O governador Ivo Cassol esteve reunido na tarde do último sábado com representantes das indústrias calçadistas do estado de São Paulo, que vieram à Rondônia para conhecer de perto as potencialidades do estado, que hoje é um dos maiores produtores de couro do Brasil. O grupo veio à convite do Secretário de Estado do Planejamento, João Carlos Ribeiro, que tem mantido contato permanente com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, no sentido de atrair empresas que buscam novas regiões para se instalarem, gerando emprego e renda à população.Durante a reunião o governador falou da nova realidade da pecuária no estado, destacando o rebanho de 12 milhões de cabeças de bovinos, o quinto maior do país, que está em fase de expansão. Cassol também citou os frigoríficos e curtumes que estão funcionando e os que estão em construção, o que é uma certeza de produção de matéria prima para a indústria calçadista. “Além do couro, principal matéria prima deste setor, temos mão de obra e facilidade de acesso aos mercados internacionais, através do porto da capital. Aqui podemos produzir o calçado ecologicamente correto, com garantia de origem da região amazônica”, disse o governador.
Além da produção de couro bovino, Cassol destacou a possibilidade de fabricar calçados e bolsas a partir do couro de peixe, especialmente o Tambaqui e o Pirarucu, o que já acontece em algumas regiões do país. O governo do estado já iniciou um grande programa de piscicultura, que em 2008 vai oferecer aos pequenos produtores rurais tratores para a construção de tanques nas propriedades. “Já adquirimos 3 tratores tipo pá-carregadeira para a construção dos tanques, e assim que acabar as chuvas vamos começar a construir, nos mesmos moldes dos tratores esteiras do Promec”, confirmou Cassol.
O presidente do Sindicato das Indústrias Calçadistas do Estado de São Paulo, sediado em Franca, Wayner Machado da Silva, liderava a comitiva de empresários e ficou impressionado com a potencialidade do estado. Ele afirmou que para cada 1.000 couros beneficiados são gerados 7.000 empregos na cadeia produtiva calçadista. “Rondônia possui a principal matéria prima que utilizamos em abundância, o couro, e com o nosso centro de pesquisas podemos também desenvolver também calçados e bolsas a partir do couro de peixe produzido em cativeiro”.
Os empresários também visitaram empresas em Ji-Paraná e Cacoal, e demonstraram grande interesse em instalar um pólo calçadista na região de Ariquemes, principalmente pelos incentivos fiscais que o Governo do Estado oferece. “Graças ao Programa de Incentivos Tributários que oferecemos, várias empresas estão se instalando na esteira do nosso desenvolvimento, gerando emprego e renda à nossa gente e aumentando a arrecadação do estado, que nos últimos anos cresceu muito acima da média nacional”, finalizou Cassol.
Além do grupo de empresários paulistas, participaram da reunião o secretário do Planejamento, João Carlos Ribeiro, o presidente do Idaron, Lourival Amorim, o deputado estadual Tiziu Jidalias e empresários de Ariquemes.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions