Rondoniagora.com

Rondônia, 03 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Samu recebe aparelhos para exame eletrocardiograma em cinco minutos

Quinta-feira, 28 Abril de 2011 - 10:21 | Assessoria


Um Convênio do Sistema Único de Saúde (SUS) com seis hospitais de excelência no Brasil proporcionou ao Samu de Porto Velho, receber na manhã desta quarta-feira (27) através do hospital HCOR de São Paulo, dois kits de Tele-Eletrocardiografia Digital que possibilita a realização do exame na própria ambulância de quatro a cinco minutos.

Marcos Berti, coordenador do Samu (192- Porto Velho) relata que a chegada dos kits de Tele-Eletrocardiografia Digital foi considerada uma vitória para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência, pois agrega valor ao resgate feito pelo Samu.

A implantação do aparelho é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital do Coração em São Paulo (HCor), entidade filantrópica. “Com a chegada dos aparelhos, a equipe médica já pode ter em mãos através da medicina moderna, um equipamento que permite ainda dentro da unidade avançada de resgate um panorama detalhado da situação de casos de suspeita de infarto com o suporte de sete linhas telefônicas 24hs, e exames rápidos e precisos”, relata o coordenador do Samu.

Benefícios

Os benefícios diretos dessa tecnologia são a redução do tempo de atendimento, a análise mais apurada do quadro do paciente e a realização de uma triagem ainda na casa da pessoa ou na ambulância, para o encaminhamento mais ágil ao chegar a um hospital. Estudo publicado na revista Circulation estima que metade das mortes por infarto, ocorre nas primeiras duas horas e que, a cada 30 minutos perdidos no atendimento, o risco de mortalidade aumenta em 7%.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News