Rondônia, quinta-feira, 19 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 08 de Fevereiro de 2012 - 09h16

Saúde define campanha de Carnaval 2012

Assessoria


A equipe do Serviço de Assistência Especializada em Doenças Sexualmente Transmissíveis (Sae - DST/HIV/Aids) de Ji-Paraná divulgou as ações que serão realizadas durante a Campanha de Carnaval 2012, que tem como tema “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”. O Carnaval é no dia 21 deste mês. De acordo com o secretário municipal de Saúde, médico Abrahim Chamma, a equipe do Sae vai promover diversas ações com o objetivo de informar a população sobre as DSTs/Aids, orientar sobre a importância do uso do preservativo para a prevenção destas doenças, conscientizar sobre a necessidade da realização do teste, entre outras coisas. “As ações educativas são realizadas durante todo o ano e nesta época são intensificadas”, disse Abrahim Chamma.

A coordenadora do Sae, Tamiris Novais disse que serão anexadas faixas da campanha nos principais pontos da cidade, os profissionais de saúde vão receber camisetas com o tema, durante todo este mês estão sendo realizados testes rápidos para detecção de infecção pelo HIV de forma a atender a demanda espontânea e principalmente 15 dias após o Carnaval, na semana que antecede a festa será intensificada a distribuição de preservativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a equipe fará teste rápido na população carcerária e pit-stop em vários pontos da cidade. “Visando conscientizar a população quanto a importância da prevenção através do uso do preservativo, em parceria com a equipe do Departamento de Atenção Básica (DAB), a equipe do Sae vai realizar pit stop das 8 às 12 horas, nos próximos dias 13, na avenida Marechal Rondon, próximo ao Supermercado Irmãos Gonçalves; no dia 15, na avenida Brasil (T1); e no dia 17, na avenida Marechal Rondon, próximo ao posto Açaí”, informou a coordenadora do Sae.

Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, os jovens gays, de 15 a 24 anos, são o principal foco da Campanha de Carnaval deste ano. A ação dá prosseguimento, segundo o Ministério, ao tema lançado no Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro. De 1998 a 2010, o percentual de casos na população heterossexual de 15 a 24 anos caiu 20,1%. Entre os gays da mesma faixa etária, no entanto, houve aumento de 10,1%, conforme último boletim divulgado.

Sae

O Sae, que foi criado em 1993 como ambulatório, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 13 horas, na rua Porto Velho, nº 2319, no bairro Dom Bosco em Ji-Paraná. Tamiris Novais disse que o Sae é um serviço de saúde que realiza ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou Aids e seus familiares. O local atende pacientes por demanda espontânea ou encaminhada por Unidades da Rede Básica do município, outras localidades circunvizinhas e Rede Privada.

O local tem como finalidade prestar atendimento integral e de qualidade aos usuários por meio de uma equipe multiprofissional; Organizar e desenvolver ações educativas e preventivas sobre aspectos referentes às DST/HIV/Aids, junto a diversos segmentos da comunidade em geral; e Desenvolver atividades de capacitação de recursos humanos, criando uma rede de combate a discriminação e de solidariedade as pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions