Rondônia, segunda-feira, 6 de abril de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 02 de Agosto de 2016 - 13h19

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de grávida com zika em Ouro Preto

Da Redacao


Confirmado o primeiro caso de Zika vírus em uma mulher grávida no município de Ouro Preto do Oeste (RO). A paciente diagnosticada com a doença reside no Jardim Novo Horizonte (Cohab), tem 23 anos, está realizando tratamento em hospital particular e é acompanhada pela Divisão de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau).

A paciente contraiu a doença na cidade de Ouro Preto. Ela declarou as autoridades de saúde que não realizou recentemente viagem a outras cidades ou outro estado. A confirmação de que a gestante estava com zika ocorreu no início de julho, mas somente agora foi tornado público.

A saúde pública municipal está divulgando porque, com a confirmação deste caso, comprovadamente está circulando na cidade o mosquito Aedes aegypti contaminado que transmite dengue, zika e a chikungunya, e a população precisa tomar conhecimento e as precauções para impedir a proliferação da doença.

O enfermeiro Roberto Gibin, chefe da Divisão de Epidemiologia da Semsau, disse que a mulher grávida acometida de zika vírus segue normal com pré-natal, e vai realizar a avaliação do perímetro cefálico para verificar a ocorrência ou não da microcefalia no bebê. “Ela vai fazer o exame de ultrasson morfológico e avaliar o desenvolvimento da criança, que aí já dá para ter ideia se o bebê tem ou não microcefalia”, explica.    

Roberto Gibin disse que o prudente é que as mulheres grávidas redobrem os cuidados para que não contraiam a doença, como ocorreu com a jovem. “Se ela pegou a doença o vírus está circulando na cidade e os cuidados de combate ao mosquito Aedes aegytpi devem ser tomados, principalmente pelas mulheres grávidas, que devem se cuidar e fazerem o uso de repelente”.

VEJA TAMBÉM

Casos suspeitos de dengue deixam Buritis em estado de surto

Casos de dengue, zika e chikungunya reduzem em Porto Velho, diz Semusa

Casos de Zika vírus permanecem altos em Porto Velho; mutirão de combate continua


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/secretaria-de-saude-confirma-primeiro-caso-de-gravida-com-zika-em-ouro-preto)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions