Rondônia, domingo, 25 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 07 de Fevereiro de 2018 - 10h16

Secretaria de Saúde de Ji-Paraná realiza mutirão de teste rápido de HIV, hepatite e sífilis

da Assessoria


Secretaria de Saúde de Ji-Paraná realiza mutirão de teste rápido de HIV, hepatite e sífilis

Por conta do período de carnaval, o Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE/IST) promoverá um mutirão para realização do teste rápido na próxima sexta-feira (9), das 7h às 17h, na sede do SAE em Ji-Paraná. O objetivo é divulgar a importância do diagnóstico precoce e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatites virais e sífilis.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do SAE, oferece o teste rápido em todas as unidades básicas de saúde. Na próxima sexta-feira, o horário será ampliado na sede do Serviço de Assistência para que a população faça o exame. Ele fica pronto em 20 minutos e é gratuito.

Para a assistente social e diretora do SAE, Poliana Borchardt, caso o paciente tenha uma das doenças, será encaminhado imediatamente ao tratamento oferecido pelo município. São 14 profissionais como psicóloga, assistente social, técnica de enfermagem, enfermeiro e três médicos a disposição, além de exames e medicamentos necessários.

“Esse passo de descobrir se a pessoa tem ou não uma infecção sexualmente transmissível é fundamental. Caso tenha o HIV, por exemplo, fazer as consultas, exames e iniciar o uso da medicação evitarão que a doença evolua para Aids. Sem tratamento o vírus irá proliferar e causar o surgimento de doenças oportunistas que até podem levar a morte. Por isso estamos divulgando o teste rápido para que o diagnóstico seja feito o quanto antes”, explicou Poliana Borchardt.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Ji-Paraná oferece tratamento gratuito, por meio do SAE, a pacientes de 17 municípios da região central do estado. São aproximadamente 1 mil pacientes com vírus do HIV, 1,5 mil com hepatites e 2 mil com infecções como a sífilis. Além do tratamento o município oferece orientações e aconselhamento aos pacientes para que se protejam e evitem transmitir a doença para outras pessoas.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions