Rondônia, quinta-feira, 25 de abril de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Sábado, 30 de Março de 2019 - 09h10

Sedam e Ibama avaliam impactos causados por rompimento de barragem em Machadinho

com a Secom/RO


Sedam e Ibama avaliam impactos causados por rompimento de barragem em Machadinho

Em nota à imprensa neste sábado, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) confirmou que na tarde desta sexta-feira (29) ocorreu o rompimento de uma barragem localizada no distrito de Novo Oriente, em Machadinho. Assim que tomou conhecimento do fato, a Sedam, juntamente com o Ibama, deu início a uma força tarefa para dimensionar os impactos ambientais e materiais causados pelo rompimento.

Segundo informações preliminares, uma tromba d’água atingiu a estrutura do barramento, provocando, assim, a sua ruptura. É importante ressaltar que o local atingido pela tromba d’água apresenta no seu entorno atividades de piscicultura e mineração de cassiterita, sendo necessária a presença da equipe técnica para identificar qual o tipo de barramento sofreu a ruptura.

A nota ressalta que, caso tenha sido a barragem de rejeito mineral afetada, o material nela contido é constituído basicamente de areia e argilas, sem a presença de metais pesados na sua constituição, não oferecendo, assim, risco de contaminações para os seres vivos.

A Secretaria já está realizando o levantamento dos dados da barragem no Sistema de Gerenciamento de Barragem de Mineração (SIGBM) e na Agencia Nacional de Mineração (ANM), juntamente aos órgãos responsáveis pelas vistorias e monitoramento para oferecer informações técnicas seguras e oficiais à população.

A Sedam informa, ainda, que no site da Coordenadoria de Recursos Hídricos (Coreh) há todas as informações referentes à segurança de barragens.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/sedam-e-ibama-avaliam-impactos-causados-por-rompimento-de-barragem-em-machadinho)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions