Rondoniagora.com

Rondônia, 01 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Semagric e DER iniciam recuperação de estrada entre São Carlos e Cuniã

Segunda-feira, 18 Outubro de 2021 - 16:03 | da Redação


Semagric e DER iniciam recuperação de estrada entre São Carlos e Cuniã

A Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) assinou Termo de Cooperação com o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para recuperar os 15 quilômetros da estrada que liga o distrito de São Carlos a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã. O objetivo é tornar o acesso viável o ano inteiro. Hoje, na cheia do rio Madeira, a estrada não pode ser usada, obrigando os moradores a percorrer o trajeto pelas águas, demorando até 1h30 para chegar a São Carlos.
Na reserva vivem 90 famílias, que tiram seu sustento dos próprios produtos da região, protegendo a fauna e a flora em comum acordo com as autoridades ambientais. Duas cooperativas foram implantadas. Uma delas reúne pescadores, aquicultores e agricultores para manejo de jacarés, autorizado pelo Instituto Chico Mendes. Há cerca de duas semanas, a primeira-dama Ieda Chaves doou vários equipamentos, adquiridos com o salário do prefeito, para retomada do frigorífico. Uma segunda cooperativa será voltada ao processamento de frutas, mas ainda não está em funcionamento.

Parceria DER x Semagric

Pelo termo assinado, o DER enviou o maquinário para executar a obra e a Semagric entra com combustível, a borracharia e o translado dos equipamentos feito também em parceria com cooperativas da região- Comade e CoopCuniã. Serão utilizadas 100 manilhas para os bueiros ao longo dos 15 km da estrada, que deverá ter seu nível elevado para evitar as cheias do Madeira.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News