Rondônia, terça-feira, 21 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 06 de Março de 2008 - 11h12

Sementes de feijão e tanques chegam a Santa Luzia

Wania Ressutti


A quadra da Escola Estadual JK, no município de Santa Luzia do Oeste foi pequena para abrigar o grande número de agricultores que compareceu para receber o governador Ivo Cassol. O motivo para a festa foi a retomada das ações governamentais em prol do fortalecimento da agropecuária para o ano de 2008.Acompanhado do secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, do coordenador do Promec Luza, gerente Local da Emater Sebastião Aparecido da Silva (Tião) e dos deputados estaduais Luiz Cláudio Pereira e Kaká Mendonça, o governador fez a entrega de carteirinhas de passe livre para idosos, de certificados de educação profissional aos alunos integrantes do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep) e de 6.400 quilos de sementes de feijão, do Projeto Semear. As sementes de feijão já se encontram no escritório da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) para serem distribuídas a, aproximadamente, 200 agricultores.

Durante a solenidade foram entregues ainda, dois tanques de resfriamento de leite de mil litros cada, para as Associações Rurais Aspruq e Aspruna. O governador também assinou convênio, atendendo pedido do deputado Luiz Cláudio, para a entrega de mais quatro tanques, de 1.500 litros cada, para as Associações Asprube, da Linha P22, Asprugo, da Linha 45/192, Appru, da Linha 45/188 e Aspruv, da Linha P 18 Velha. “De acordo com levantamento do escritório esses tanques vão beneficiar mais de 70 famílias”, salienta o gerente local da Emater, Tião, complementando que cada grupo produz, em média, 800 litros de leite por dia, entregues a dois laticínios da região. Essa ação está contribuindo para que os agricultores de Santa Luzia do Oeste possam se adequar mais rapidamente à Instrução Normativa n.º 51, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que exige que todo leite seja entregue resfriado. Outro destaque está no preço pago aos produtores. “Na última remessa cada produtor recebeu 54 centavos por litro de leite resfriado. E há perspectiva de aumento”, enfatiza Tião.

Ainda segundo o gerente da Emater, os dois maiores programas do governo estadual, Semear e Pró-Leite, ambos executados pela parceria Secretaria de Agricultura (Seapes) e Emater, são de grande importância para o desenvolvimento de Santa Luzia. “A potencialidade econômica do município está na produção do feijão e do leite”, diz.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions