Rondônia, quinta-feira, 18 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 25 de Março de 2014 - 12h37

Semusa realiza fiscalização em motéis da capital

Meiry Santos


A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) esclarece à população que, durante toda a semana, técnicos da Vigilância Sanitária estiveram vistoriando motéis com a finalidade de conferir as instalações físicas e condições sanitárias destes estabelecimentos. A Ação faz parte das atividades da Vigilância que atua na fiscalização de todo o comércio e demais prestadores de serviços e não são divulgadas antecipadamente para não atrapalhar o serviço de identificação de possíveis irregularidades. “Se divulgamos, a data da fiscalização, pode ser que haja um trabalho paliativo do dono. E nos demais dias, o serviço continue sendo prestado de forma irregular”, explicou.

De acordo com o secretário da Semusa, Domingos Sávio, durante a vistoria, são observados fatores como a estrutura geral do prédio, móveis, instalações sanitárias e condições de higiene e limpeza. “Os nossos fiscais orientam sobre a conservação das edificações, bem como a sua condição de segurança e salubridade. O objetivo é a prevenção, pois é o meio mais eficaz para evitarmos a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis e por outras vias contaminantes. Por este motivo, a ação da Vigilância Sanitária é de suma importância e se faz necessária”, explicou.

Durante a fiscalização a Vigilância observa ainda as condições das piscinas e saunas se estão sendo limpas adequadamente, se os produtos de higiene são de uso individual, entre outros fatores que podem influenciar a saúde do usuário destes locais. Além disso há uma preocupação com o que é vendido nestes estabelecimentos, a exemplo de bebidas e aperitivos e principalmente os preservativos, que devem ter o selo de segurança do Inmetro. Quanto aos produtos voltados à alimentação a Semusa informa que são regularmente fiscalizados para identificar se estão dentro do prazo de validade. “Nossos fiscais da Vigilância sempre visitam os comércios orientando os proprietários quanto ao armazenado, distribuição e venda dos produtos, bem como o acondicionamento deles. E os usuários destes estabelecimentos devem ficar atentos aos produtos que compram e consomem”, disse Sávio.

Ainda sobre a alimentação, o secretário informa que os fiscais também observam a cozinha destes estabelecimentos que devem ser limpas e livres de fatores que possam trazer doenças aos usuários, principalmente pela contaminação, a exemplo da bactéria salmonella adquirida através de alimentados contaminados. “Tivemos exemplos inclusive em que cozinheiros não usavam equipamentos necessários, o que não pode. Por isso devemos intensificar as fiscalizações e solicitamos que os proprietários recebam nossos técnicos”, disse ele.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/semusa-realiza-fiscalizacao-em-moteis-da-capital)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions