Rondônia, quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 16 de Novembro de 2021 - 15h20

Talentos do Futuro chega às comunidades do povo Kaxarari

da Redação


Talentos do Futuro chega às comunidades do povo KaxarariIvonete, adjunto Edilson Pacheco com alunos do Talentos na aldeia Kawapu

Em continuidade ao trabalho de inclusão de jovens e adolescentes no programa Talentos do Futuro nos distritos de Porto Velho determinado pelo prefeito Hildon Chaves, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) implantou escolinha de futebol na reserva indígena Kaxarari, contemplando pelo menos 9 povos que vivem na terra protegida pela União, que somam cerca de 1.300 habitantes. A equipe de técnicos, liderada pela secretária Ivonete Gomes, foi recebida com festa pelos representantes da comunidade e as dezenas de crianças curiosas para entender a dinâmica do programa e o que estariam recebendo para participar dos treinamentos.

A exemplo das demais cidades, a Semes escolheu um professor apto para responder pelo programa e no povo Kaxarari foi escolhido Celsos Souza da Silva Kaxarari, que já havia pré-inscrito 35 alunos de 9 a 16 anos. “Estou muito feliz pela chegada do programa em nossa comunidade e agradeço aos amigos de Extrema e da Semes pela oportunidade”, disse Celsos, que também representa os Kaxarari no interdistrital de Esportes, a competição de futebol dos distritos.

As crianças receberam bolas, uniforme completo, cones, escadas de treinamento, redes oficiais, entre outros apetrechos, para realizar um forte treinamento, visando a futura competição em 2022 entre as escolinhas dos distritos da BR-364 e do Baixo Madeira, que será chamada “Interdistrital Mirim”. A implantação da escolinha aconteceu na comunidade Kawapu, onde a tribo tem um campo de futebol, e dispõe de área de lazer de todos os povos. Os Kaxarari estão localizados a 400 quilômetros de Porto Velho e sua subsistência vem da colheita da castanha, caça, pesca e venda de plantas.

A aldeia tem uma escola com 3 professores que lecionam para jovens até a 8ª série. O ensino médio é ministrado por profissionais de Extrema.

Nova Califórnia

Além dos Kaxarari, os técnicos da Semes também implantaram o Talentos em Nova Califórnia, onde foram matriculados 30 alunos. Com esse distrito, são cerca de 500 crianças iniciadas nas escolinhas do programa da Semes. “É muito satisfatório ver o resultado de um programa iniciado em 2017 e que hoje já dá muitos frutos”, disse a secretária Ivonete Gomes, lembrando da consagração do ginasta William Miranda no Sul-Americano de Ginástica Aeróbica.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions