Rondoniagora.com

Rondônia, 01 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Talentos do Futuro chega às comunidades do povo Kaxarari

Terça-feira, 16 Novembro de 2021 - 15:20 | da Redação


Talentos do Futuro chega às comunidades do povo Kaxarari
Ivonete, adjunto Edilson Pacheco com alunos do Talentos na aldeia Kawapu

Em continuidade ao trabalho de inclusão de jovens e adolescentes no programa Talentos do Futuro nos distritos de Porto Velho determinado pelo prefeito Hildon Chaves, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) implantou escolinha de futebol na reserva indígena Kaxarari, contemplando pelo menos 9 povos que vivem na terra protegida pela União, que somam cerca de 1.300 habitantes. A equipe de técnicos, liderada pela secretária Ivonete Gomes, foi recebida com festa pelos representantes da comunidade e as dezenas de crianças curiosas para entender a dinâmica do programa e o que estariam recebendo para participar dos treinamentos.

A exemplo das demais cidades, a Semes escolheu um professor apto para responder pelo programa e no povo Kaxarari foi escolhido Celsos Souza da Silva Kaxarari, que já havia pré-inscrito 35 alunos de 9 a 16 anos. “Estou muito feliz pela chegada do programa em nossa comunidade e agradeço aos amigos de Extrema e da Semes pela oportunidade”, disse Celsos, que também representa os Kaxarari no interdistrital de Esportes, a competição de futebol dos distritos.

As crianças receberam bolas, uniforme completo, cones, escadas de treinamento, redes oficiais, entre outros apetrechos, para realizar um forte treinamento, visando a futura competição em 2022 entre as escolinhas dos distritos da BR-364 e do Baixo Madeira, que será chamada “Interdistrital Mirim”. A implantação da escolinha aconteceu na comunidade Kawapu, onde a tribo tem um campo de futebol, e dispõe de área de lazer de todos os povos. Os Kaxarari estão localizados a 400 quilômetros de Porto Velho e sua subsistência vem da colheita da castanha, caça, pesca e venda de plantas.

A aldeia tem uma escola com 3 professores que lecionam para jovens até a 8ª série. O ensino médio é ministrado por profissionais de Extrema.

Nova Califórnia

Além dos Kaxarari, os técnicos da Semes também implantaram o Talentos em Nova Califórnia, onde foram matriculados 30 alunos. Com esse distrito, são cerca de 500 crianças iniciadas nas escolinhas do programa da Semes. “É muito satisfatório ver o resultado de um programa iniciado em 2017 e que hoje já dá muitos frutos”, disse a secretária Ivonete Gomes, lembrando da consagração do ginasta William Miranda no Sul-Americano de Ginástica Aeróbica.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News