Rondônia, quarta-feira, 17 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 03 de Setembro de 2013 - 10h02

TREs firmam acordo com órgãos para realização do recadastramento

RONDONIAGORA


Com o objetivo de facilitar o atendimento aos eleitores que devem fazer o recadastramento biométrico, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) têm firmado parcerias com várias empresas e órgãos públicos para a instalação de um posto de atendimento para o recolhimento das digitais dos funcionários no próprio local de trabalho.

Para recadastrar os eleitores,os tribunais também têm realizado atendimentos itinerantes em locais públicos e com muito movimento, como supermercados e shopping center, além de divulgação do recadastramento em templos religiosos,faculdades e por meio da mídia, carros de som, banners e cartazes espalhados em todas as cidades. Essas ações têm gerado resultado positivo e alcançado com mais agilidade o eleitorado. Confira as ações de alguns TREs:

Acre

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre tem realizado atendimentos itinerantes em órgãos públicos a partir de solicitação feita via ofícios e também tem participado de ações comunitárias realizadas pela Prefeitura,Governo do Estado e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), por exemplo. Normalmente, em postos fixos, como os cartórios eleitorais, a média de atendimentos é de 800 eleitores por dia. Já com as ações diferenciadas, o TRE tem alcançado cerca de 1.300 atendimentos aos eleitores diariamente.

Amapá

Já no Estado do Amapá, foram instalados postos de atendimento em supermercados, órgãos públicos, além do agendamento para atendimento de funcionários de empresas e instituições públicas. A divulgação do Programa de Identificação Biométrica também tem chegado à população por meio de rádios, jornais, blogs e panfletos, nas escolas secundaristas, faculdades e igrejas locais.

Bahia

O TRE da Bahia firmou parceria com os agentes comunitários de saúde das cidades de Ubaitaba, Gongogi e Aurelino Leal. Cerca de 130 agentes estão empenhados em ajudar na convocação dos eleitores a comparecerem aos cartórios e postos itinerantes instalados na região.

Goiás

Em Goiás, 22 municípios estão realizando a biometria, sendo os maiores: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Trindade. Nessas cidades, o TRE-GO abriu vários postos de atendimentos itinerantes para atender melhor a população e alcançar a meta da biometria, que termina em 15 de fevereiro de 2014 nesses locais. Foram realizadas parcerias com as prefeituras dessas cidades, no sentido de ceder espaço físico e até mesmo disponibilizar alguns servidores para ajudar no recadastramento.

Paraíba

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba optou por firmar, exclusivamente, termo de cooperação técnica com órgãos
públicos de diversas esferas do poder, os quais permitiram a instalação de postos de atendimento nos seguintes órgãos: Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho – 13ª Região; Ministério Público, Assembleia Legislativa da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba e nas Câmaras Municipais. Também
foram firmados acordos com as Prefeituras de Lagoa Seca, Mamanguape, Cuité de Mamanguape, Mataraca, Massaranduba, Capim, Itapororoca, João Pessoa, Campina Grande e Boa Vista. O TRE também tem participado ativamente das ações realizadas na comunidade, como, por exemplo, o Dia Nacional da Construção Social, que ocorreu no último dia 17 e foi promovido pelo SESI.

Pernambuco

Na capital Recife, foram abertos vários postos, dentre estes: cinco em órgãos públicos, um em shopping center, três Centrais de Atendimento ao Eleitor e dois postos na sede e anexo do próprio TRE. A participação em ações promovidas pelo Sesi, Rede Globo e Tribunal de Justiça tem ampliado a divulgação e o atendimento.

Já nos municípios do interior, são promovidas palestras nas escolas, sindicatos e associações, convidando a população para fazer seu agendamento. Os agentes do Programa de Saúde da Família (PSF) ajudam na divulgação da campanha da biometria alertando sobre a documentação e o endereço dos postos de atendimento. Já nas Câmaras Municipais, são promovidas audiências públicas para informar sobre o processo e consequências aos eleitores que não fizerem o recadastramento.

Rio de Janeiro

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro tem desenvolvido várias ações para promover a campanha de recadastramento biométrico em Niterói, cidade que já iniciou a revisão no Estado. Foi instalado um posto de atendimento na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Niterói, destinado a atender os funcionários do órgão. Também foram distribuídos cartazes para serem afixados nos murais dos salões de todas as estações de embarque às barcas, nos terminais rodoviários e nos painéis da Ponte Rio-Niterói. Além disso, foram entregues banners às empresas de ônibus da cidade para afixação em seus
coletivos.

Rio Grande do Norte

Para ampliar o atendimento dos eleitores, o TRE do Rio Grande do Norte instalou um posto de atendimento no Fórum da capital. A partir de setembro, entram em funcionamento novos postos na Assembleia Legislativa, no Fórum Miguel Seabra e na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, para atender os servidores dos próprios órgãos, da Justiça Federal e do Trabalho e funcionários da Polícia Federal.

Rondônia

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia montou uma comitiva de servidores para levar o recadastramento biométrico às aldeias indígenas, locais de difícil acesso. A equipe foi transportada por voadeira e a viagem durou mais de oito horas. Fazem parte da comitiva dois pilotos da Fundação Nacional do Índio (Funai), dois servidores do cartório, dois professores, um indígena e um servidor do TRE-RO.

Para atender os eleitores do municipio de Surpresa, que fica aproximadamente a um dia de barco da sede do Cartório Eleitoral, o TRE-RO fechou parceria como INSS,possibilitando o deslocamento de servidores e de todo o maquinário necessário para o atendimento da população da cidade.

Tocantins

No Estado do Tocantins, o recadastramento é realizado nas cidades de Araguaína e na capital, Palmas. Como estratégia de divulgação, foi produzido um comunicado que está sendo veiculado nas televisões e rádios locais.

Nos próximos dias, a divulgação do recadastramento será intensificada por meio da distribuição de cartazes e folders nos principais pontos das cidades.

Meta para Eleições 2014

A Justiça Eleitoral planeja recadastrar 12.911.499 eleitores nesta terceira etapa do Programa de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral. Desse total, mais de 4 milhões de eleitores já foram atendidos. A meta da Justiça Eleitoral é identificar mais de 23 milhões de votantes por meio das digitais nas Eleições 2014.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/tres-firmam-acordo-com-orgaos-para-realizacao-do-recadastramento)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions