Rondônia, sexta-feira, 3 de abril de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 28 de Agosto de 2017 - 14h35

Vacinação antirrábica na área rural de Ji-Paraná terá campanha casa em casa

da Assessoria


Vacinação antirrábica na área rural de Ji-Paraná terá campanha casa em casa

Desde o ano de 2002, a segunda maior cidade do estado de Rondônia não registra casos de raiva humana. Para continuar mantendo a doença bem longe da população, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), irá intensificar o trabalho de prevenção com vacinação em cães e gatos.

Semana passada, o trabalho foi realizado nas aldeias indígenas e nos distritos de Nova Londrina e Nova Colina. Nesta semana, será iniciado na área rural do município, inclusive com a Campanha Casa em Casa. Já na área urbana, a previsão é que a campanha tenha início no próximo dia 23 de setembro. A meta é vacinar 6500 animais na área rural e 15 mil na área urbana.

Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Eliana Pereira Dias Cruz, a decisão de fazer a vacinação de casa em casa na área rural foi muito acertada. “Se colocarmos os vacinadores em ponto estratégico, a distância é muito grande para o morador levar o animal. De casa em casa é mais cômodo pra ele e a possibilidade de atingirmos a meta é maior”, explicou Eliana.

Nas aldeias, de 94 animais vacinados em 2016, saltou para 407 este ano. Nos distritos de Ji-Paraná também superou as expectativas. Em Nova Colina foi imunizado mais que o dobro do número registrado em 2016, 238 animais. Em Nova Londrina, de 134 doses no ano passado, aumentou para 334.

O cronograma para a área rural segue até o mês de novembro. Dos dias 28 de agosto a 13 de setembro os donos de cães e gatos do setor 200 vão receber os vacinadores em casa. No setor Riachuelo as vacinas serão aplicadas dos dias 14 de setembro a 17 de outubro. Dos dias 18 a 31 de outubro será a vez da Gleba G. Os moradores da linha Itapirema receberão as equipes do dia primeiro a 16 de novembro

É importante que todos recebam as equipes de vacinadores, pois a doença é contagiosa, pode ser transmitida para as pessoas através do vírus, presente na saliva e secreções dos animais infectados. A vacina á gratuita e é a única maneira de prevenir contra a doença.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/vacinacao-antirrabica-na-area-rural-de-ji-parana-tera-campanha-casa-em-casa)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions