Rondônia, 08 de Dezembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Vacinação contra febre aftosa começa nesta sexta-feira

Quinta-feira, 14 Abril de 2016 - 20:44 | Da Redacao


O período para os pecuaristas vacinarem seus bovinos e bubalinos contra febre aftosa começa nesta sexta-feira (15) e segue até 15 de maio, tendo até 20 de maio para declarar a vacinação na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

Nesta Etapa de Vacinação devem ser imunizados animais com até 24 meses, mas todo o rebanho deve ser declarado. A expectativa é que sejam vacinados cerca de 5,5 milhões de bovinos e bubalinos. Para declarar a vacinação, o produtor deve ir a Agência Idaron levando Nota Fiscal de compra da vacina e relação do rebanho por faixa etária e sexo.

Há mais de uma década Rondônia apresenta índices de vacinação maior que 99%. “Esperamos continuar com bons índices de vacinação e continuamos confiando que os produtores vão aderir à campanha”, fala o coordenador do Programa Estadual de Erradicação de Febre Aftosa, Marcio Petró.

O presidente da Agência Idaron, José Alfredo Volpi, ressalta que o produtor rondoniense é consciente e sabe a importância de vacinar o rebanho. “Nosso produtor sabe que manter a saúde do animal é manter o comércio da nossa carne”.

A Agência Idaron recomenda que o produtor aproveite o manejo do rebanho para a vacinação contra febre aftosa e vacine contra outras doenças também, como a raiva (vacinação voluntária) e brucelose (vacinação obrigatória em fêmeas de três a oito meses).

Os produtores que não vacinarem contra febre aftosa ou não declarem a vacinação poderão ser multados. Para quem não vacinar, a multa é de R$ 152,72 por animal não vacinado. Já para quem vacinar e não declarar a vacinação multa é de R$ 152,72 por propriedade rural.

Atendimento

Os pecuaristas devem ficar alerta ao novo horário de atendimento das unidades da Agência Idaron. Todas as unidades funcionarão entre 7h30 e 13h30, de segunda-feira a sexta-feira.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também