Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Vacinação contra H1N1 começa na segunda-feira em Ji-Paraná

Sábado, 09 Abril de 2016 - 15:41 | Da Redacao


Com o crescimento dos casos da gripe H1N1 pelo país e já muitas mortes registradas o Ministério da Saúde resolveu antecipar a vacinação em todo o Brasil — e também em Rondônia. Já estão em Ji-Paraná 25 mil doses da vacina contra esta gripe que começarão a ser aplicadas nesta segunda-feira,  dia 11, em todas as Unidades Básicas de Saúde. A campanha oficial deveria ser deflagrada dia 30 de abril durando até o dia 20 de maio. Com nova diretriz, ela começa com 3 semanas de antecedência. “Já nesta segunda-feira as vacinas estarão à disposição nos centros de saúde de Ji-Paraná e nos dois distritos, Nova Londrina e Nova Colina. Pedimos que a população compareça e leve a caderneta de vacinação”, informa o diretor da Divisão de Imunização, Rafael Araújo.

Ele frisa que estas doses iniciais são direcionadas para o chamado grupo prioritário onde estão asgestantes, mulheres que acabaram de ter filhos (menos de 45 dias), crianças de seis meses até cinco anos, idosos, portadores de doenças crônicas, população carcerária e índios. “Quem quiser ser vacinado agora e não pertencer a estes grupos da população deve procurar a rede particular para ser imunizado”, completa. Ele alerta que as pessoas, mesmo do grupo prioritário, que estiverem com febre não devem tomar a vacina. Também devem evitá-la aquelas pessoas que tem alergia grave ao ovo.

O dia 30, no entanto, permanece como dia D da campanha de vacinação contra o H1N1. “Será um sábado e nós estaremos vacinando todos sem distinção o dia todo, sem fechar para o almoço. A data final da campanha continua sendo 20 de maio”, acrescenta o diretor da Imunização. A área rural só será contemplada com a campanha depois de encerrada a programação na área urbana.

TRIVALÊNCIA

A vacina da gripe utilizada na rede pública será a trivalente, a mesma usada no ano de 2015. Ela previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por três cepas (espécies do vírus): uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B. A vacina fortalece organismo contra os casos de pneumonia viral, bacteriana e também a Síndrome Respiratória Aguda. A doce é aplicadas via intramuscular e, em vista disso, pode acontecer da região ficar um pouco sensível no dia da aplicação. “Algumas pessoas também podem apresentar febre, dor no corpo e de cabeça nas primeiras 24 horas depois da vacinação”, conclui Araújo.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também