Rondônia, sábado, 20 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 25 de Março de 2013 - 11h54

Vacinação da BCG não será ministrada em todas as UBS do Município

Renato Menghi


A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da coordenadora do Setor de Imunização, Luzanira Costa, informou que a vacinação de BCG aos recém-nascidos, que vinha sendo ministrada indistintamente nas Unidades Básicas de Saúde do município, passará agora por mudanças.

Segundo a coordenadora, há duas demandas para esse tipo de vacinação, a interna e a externa. Por demanda interna, entendem-se as crianças nascidas em unidades de saúde do município, e por demanda externa compreendem-se as crianças nascidas em outros locais. Dessa forma, as crianças nascidas na Maternidade Municipal ou em alguma outra Unidade Básica de Saúde da prefeitura receberão a BCG somente na Maternidade Municipal, situada à Rua Venezuela, 2350, Bairro Embratel; quanto às crianças nascidas em casa ou em qualquer outra unidade de saúde não pertencente ao sistema da Semusa, receberão a BCG somente no Centro de Especialidades Médicas (CEM), situado à Av. Rio Madeira com 7 de Setembro. Essa mudança passa a vigorar a partir desta segunda-feira (25/03).

A coordenadora explica que se trata de uma estratégia nacional, porque o estoque dessa vacina no Ministério da Saúde está baixo, dessa forma, não é uma iniciativa exclusiva do município de Porto Velho a centralização dessa vacinação, mas uma forma indicada para evitar desperdícios. Os frascos de vacina BCG, assim que abertos, têm como tempo de validade apenas seis horas, e muita vacina estava estragando.

Oportunizando o momento, a coordenadora alertou sobre a vacinação contra a gripe, que iniciará no dia 15 de abril em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, tendo o dia 20 como o dia “D” ou dia Nacional da Vacinação Contra a Gripe, e o término no dia 26 de abril. “O Ministério não pretende prorrogar esse prazo”, explica a coordenadora. Também informa que a vacina contra o tétano continua ainda impossibilitada no município, “Mas, esperamos que a partir de abril comece a se normalizar essa situação”, esclarece Luzanira.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/vacinacao-da-bcg-nao-sera-ministrada-em-todas-as-ubs-do-municipio)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions