Rondônia, segunda-feira, 19 de novembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Sexta, 14 de Setembro de 2018 - 11h15

Vídeo: Incêndio já destruiu 2 mil hectares de reserva ambiental em Rondônia; Fogo continua

da Redação


Vídeo: Incêndio já destruiu 2 mil hectares de reserva ambiental em Rondônia; Fogo continuaÁrea onde bombeiros já atuaram e conseguiram controlar as chamas (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Ao menos dois mil hectares de uma reserva ambiental já foram destruídos por um incêndio de grandes proporções em Nova União, município da Região Central de Rondônia, que começou no último sábado (8). Homens do Corpo de Bombeiros (CBMRO) e PrevFogo tentam controlar as chamas, mas o local é de difícil acesso e tem consumido áreas verdes e matado animais. Nos últimos cinco dias, de 9 a 13 de setembro, Rondônia registrou 1.501 focos de queimadas, segundo dados do boletim diário do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Porto Velho é o município que mais queima no país, neste ano.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a área é um local de difícil acesso e combate começou na última terça-feira (11), quando a unidade foi acionada. “Desde então estamos fazendo um trabalho em conjunto, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e PrevFogo. A atuação é constante e são aplicadas de técnicas de combate a incêndio florestal”, diz Lucelma Cordeira, coordenadora de comunicação dos bombeiros.

Ainda conforme os bombeiros, a área fica próximo aos assentamentos Palmares e Margaridas Alves, em Nova União, e seguem para a principal fonte de abastecimento de água do município, o Rio São Domingos. Além de árvores destruídas, animais já estão sendo encontrados mortos e outros ainda podem morrer. “Ainda não é possível quantificar prejuízos, perdas, pois o fogo ainda está sendo controlado e o levantamento, com estatística, ainda não foi concluído. No entanto, o CBMRO também está fazendo um trabalho preventivo com fazendeiros da região para evitar que o sinistro se alastre”, esclarece Lucelma.

A Polícia Militar Ambiental ainda investiga para descobrir as causas do incêndio e um relatório foi elaborado e enviado para a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). 

Vídeo: Incêndio já destruiu 2 mil hectares de reserva ambiental em Rondônia; Fogo continuaDados do Inpe (Foto: Inpe/Reprodução)

Queimadas em Rondônia
No período de 1º a 13 de setembro deste ano, Rondônia registrou 4.788 focos de queimadas, um crescimento de 142% em relação a todo o mês de agosto, que teve 1.979, conforme dados do Inpe.
No acumulado do ano, o Estado já teve quase 8 mil focos de incêndio, e Porto Velho lidera com o município que mais queima no estado e também no país. Em 2018, foram somam 2.677, quantidade 12% maior que a registrada em todo o ano passado (2.391). Somente neste mês, já são 1.591 incêndios.

Além da Capital, figuram entre os 10 municípios que mais queimaram nos últimos cinco meses, Colniza (MT); Lábrea (AM); Novo Progresso (PA); Altamira (PA); Nova Mamoré (RO); Boca do Acre (AM); Sena Madureira (AC); Candeias do Jamari (RO) e Manicoré (AM).

Incêndio destrói reserva ambiental em Rondônia

Bombeiros sobrevoam área de difícil acesso.

Publicado por Jornal Rondoniagora em Sexta, 14 de setembro de 2018
Vídeo: Incêndio já destruiu 2 mil hectares de reserva ambiental em Rondônia; Fogo continuaFoto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/video-incendio-ja-destruiu-2-mil-hectares-de-reserva-ambiental-em-rondonia-fogo-continua)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions