Rondônia, 22 de janeiro de 2026
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cenário

Números de feminicídios cresce em Rondônia

Terça-feira, 20 Janeiro de 2026 - 17:54 | Cenário


Números de feminicídios cresce em RondôniaDos 1.470 casos de feminicídios registrados no Brasil pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgado pelo portal da Globo, 25 são originários de Rondônia. O estado ocupa a vigésima posição no ranking de mortes de mulheres assassinadas por seus companheiros, ex-namorados ou ex-parceiros. Segundo o Governo Federal, o impacto é tão grande que pelo menos 2 mil crianças firam órfãos em razão dos feminicídios no Estado.

PT nacional consolida nome de Netto para Rondônia

O ex-deputado Expedito Netto foi recebido nesta terça-feira pelo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, para tratar da futura candidatura ao Governo de Rondônia. Os petistas de alto coturno, segundo Netto, estão entusiasmados, e marcaram um grande encontro na próxima semana para consolidar o projeto. A ideia é Netto pilotar a coalizão das esquerdas, abraçando as pré-candidaturas de Confúcio Moura (MDB) e Acir Gurgacz (PDT) na disputa pelas duas vagas ao Senado. PSB, PC do B, PV, Solidariedade e PSOL também fariam parte do arco de aliança, lançando nominatas para Câmara e Assembleia Legislativa.

Governador fica no União Brasil

Uma baita confusão foi feita em torno do convite do ex-senador Expedito Junior ao governador Marcos Rocha. Teve notícia pra todo lado, mas a verdade é que Rocha mantém a decisão de não concorrer ao Senado, concluir o mandato em dezembro, e permanecer no União Brasil. Mas na conversa com Expedito, o governador não fechou as portas, deixando sua posição final para os próximos dias. Rocha tem 74 dias para anunciar de fato se deixa o Governo ou fica até o final, em razão dos prazos eleitorais. Por outro lado, o vice-governador Sérgio Gonçalves mantém sua pré-candidatura pelo União Brasil, já que o controle da legenda pertence ao seu irmão com as bênçãos do deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil).

Na Casa Civil

A ex-presidente da Fhemeron, Gabriele Gaspar, exonerada há poucas semanas do cargo, foi conduzida à Casa Civil. Ela era indicação do deputado estadual Jean de Oliveira. Enquanto esteve na pasta, ela foi recomendada pelo Tribunal de Contas a tirar da gaveta uma séria de licitações, extinguindo os contratos emergenciais continuados, inclusive sob pena de multa diária. Os contratos são de limpeza, lavanderia e serviços terceirizados. Pra quem conhece a política local, a Fhemeron é uma espécie de “galinha dos ovos de ouro”.

Flori parte para o ataque

O prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro, partiu para o ataque contra seu colega prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, dizendo em entrevista que seu projeto tenta enganar o eleitor da direita, como também Expedito Netto tenta enganar o eleitor da esquerda. Flori é pré-candidato ao Governo de Rondônia e seu grande trunfo na futura campanha será contar com o apoio do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. Pelo menos ele pensa assim...

PRD nas mãos de Rocha e Elias

Os irmãos Gonçalves perderam a batalha pelo PRD. O governador Marcos Rocha e Elias Rezende garantiram a nova composição da legenda, comandada por Anderson Dias, atual adjunto do DER. Ribeiro do Sinpol e Edevaldo Neves fazem parte da nova direção do partido.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também