Rondônia, 01 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Concursos e Empregos

Ifro abre inscrições para 3.466 vagas com ingresso no primeiro semestre de 2024

Terça-feira, 07 Novembro de 2023 - 14:44 | Redação


Ifro abre inscrições para 3.466 vagas com ingresso no primeiro semestre de 2024

Iniciaram nesta segunda-feira (6) as inscrições para ingresso no primeiro semestre de 2024 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O Processo Seletivo Unificado (PSU 2024/1) oferta vagas para cursos técnicos para quem vai fazer ou já tem o ensino médio (modalidades integrado e subsequente ao ensino médio) e para cursos de graduação. São ao todo 3.466 vagas para os 10 campi da instituição.

A inscrição ocorre totalmente de forma on-line no endereço: selecao.ifro.edu.br/unificado. O passo a passo está no próprio edital (integrado, subsequente ou graduação) e também no manual.  Para realizar a inscrição, o candidato deverá ter em mãos CPF e RG (ou outro documento de identificação previsto no edital), histórico escolar do ensino fundamental, para quem vai concorrer aos cursos integrados, ou histórico escolar do ensino médio, para quem se candidata aos cursos subsequentes ou superiores. Há vagas para a ampla concorrência e reservadas às ações afirmativas/cotas sociais (pretos, pardos e indígenas) e pessoas com deficiência. E para o ensino superior há ainda reserva de vagas para egressos/ex-alunos que concluíram o ensino médio na própria instituição.

Será mais de um mês para escolha entre as opções de cursos, já que as inscrições seguem abertas até a 15/12/2023. Os candidatos têm inclusive acesso ao sistema de inscrições durante o final de semana e feriados compreendidos nesse período, uma vez que é realizado de forma totalmente on-line. Quanto aos cursos, há opções nas modalidades presenciais e a distância (EaD). A oferta e o Processo Seletivo Unificado (PSU 2024/1) ofertado pelo IFRO são públicos e gratuitos, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.

Todos os editais podem ser acompanhados neste link aqui.

Técnicos Integrados

Na modalidade Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio há 1.800 vagas em 9 campi.  A oferta é para ensino presencial, sendo requisito imprescindível que o candidato tenha sido aprovado, sem dependências, no ensino fundamental, comprovado por meio do Histórico Escolar do Ensino Fundamental, Boletim Escolar oficial (ou documento oficial equivalente). O IFRO Campus Porto Velho Zona Norte ofertará suas primeiras turmas na modalidade integrado ao ensino médio. São 40 vagas para cada uma das opções (Técnico em Administração Vespertino e Técnico em Informática), ambas no período vespertino.

Entre as opções dos Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama e Vilhena estão cursos técnicos como Agropecuária, Alimentos, Informática, Agroecologia, Biotecnologia, Comércio, Zootecnia, Florestas, Química, Edificações, Eletrotécnica e Eletromecânica. Para ingresso no Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos), turno noturno, ofertado pelo IFRO Campus Guajará-Mirim, é requisito imprescindível que o candidato tenha a idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula.

O técnico integrado é voltado aos que desejam cursar o ensino médio e ao mesmo tempo ter qualificação técnica. Neste nível, o estudante cursa as disciplinas regulares do ensino médio e também as disciplinas do curso técnico. O critério de seleção é conforme a média geral das notas do Histórico Escolar do Ensino Fundamental (6º ao 8ª ano), o que também abrange a conclusão via ensino fundamental regular, provão ou Encceja.

Cursos Técnicos Integrados: Edital nº 30/2023 – https://bit.ly/IFRO-int-2024

Técnicos Subsequentes

Nos Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio são 280 vagas ofertadas, distribuídas em 5 diferentes unidades do IFRO. Há vagas para as modalidades de ensino presencial e a distância. No caso do Curso Técnico em Enfermagem Subsequente ao Ensino Médio do IFRO Campus Guajará-Mirim, ressalta-se ser de forma presencial, com as aulas teóricas no período noturno e aulas práticas e Estágio Supervisionado no período diurno (manhã e tarde).

Podem se candidatar os que possuem ensino médio completo, sendo também uma modalidade a quem pretende ter uma qualificação técnica. Porém, neste nível, o estudante cursa apenas as disciplinas do curso técnico. A seleção ocorre pela média geral das notas do Histórico Escolar do Ensino Médio, incluindo a conclusão por 
ensino médio regular, provão, Encceja ou Enem.

As vagas estão divididas nas seguintes opções, sempre no período noturno: Guajará-Mirim (Técnico em Enfermagem), Jaru (Técnico em Administração EaD), Porto Velho Calama (Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica e Manutenção e Suporte em Informática), Porto Velho Zona Norte (Técnico em Administração) e São Miguel do Guaporé (Técnico em Administração Noturno).

Cursos Técnicos Subsequentes: Edital nº 31/2023 – https://bit.ly/IFRO-sub-2024

Cursos de Graduação

Com 1.386 vagas para todas as 10 unidades do IFRO em Rondônia, com opções de cursos de tecnólogo, bacharelado ou licenciatura. Lembrando que os Cursos Superiores de Tecnologia são cursos de formação específica em determinada profissão. Os Cursos de Licenciatura são para formação de professores e os Cursos de Bacharelado são para formação de profissionais generalistas. Todos os 3 são oferecidos a quem já tenha concluído o ensino médio. A média geral das notas do Histórico Escolar do Ensino Médio (incluindo as do ensino médio regular, provão, Encceja ou Enem) serão usadas na seleção/classificação dos candidatos.

Na Graduação o IFRO oferta formações presenciais e EaD. Os cursos ofertados na modalidade de ensino a distância têm como requisito a realização de atividades presenciais obrigatórias, que ocorrerão no campus em que o aluno estiver matriculado, conforme Calendário Acadêmico da Unidade. Conforme o edital, o candidato inscrito em curso ofertado na modalidade de ensino a distância (EaD) deverá, obrigatoriamente, residir no município da oferta, na zona urbana ou rural, sob pena de ter sua matrícula indeferida.

As ofertas de nível superior são: Ariquemes (Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências Biológicas), Cacoal (Agronegócio, Geografia, Matemática e Zootecnia), Colorado do Oeste (Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Gestão Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia), Guajará-Mirim (Ciências Biológicas), Jaru (Gestão Comercial EaD, Gestão Pública EaD e Medicina Veterinária), Ji-Paraná (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Florestal, Gestão Comercial EaD, Gestão Pública EaD e Química), Porto Velho Calama (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Química e Física), Porto Velho Zona Norte (Gestão Comercial, Gestão Pública, Pedagogia EaD, Redes de Computadores e Sistemas para Internet), São Miguel do Guaporé (Agrocomputação) e Vilhena (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo e Matemática).

Cursos de Graduação: Edital nº 32/2023 – https://bit.ly/IFRO-grad-2024

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também