Rondônia, quinta-feira, 14 de novembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Concursos e Empregos

Publicado em Segunda, 13 de Maio de 2019 - 17h03

Ifro abre processo de seleção com 320 vagas para cursos técnicos e superiores

da Redação


Ifro abre processo de seleção com 320 vagas para cursos técnicos e superiores

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu nesta semana as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado 2019/2 em cursos técnicos e superiores. Com um total de 320 vagas distribuídas nos Campi Porto Velho Zona Norte, Ji-Paraná e Guajará-Mirim, há vagas para dois níveis de ensino: técnico de nível médio e graduação. Para participar da seleção os candidatos deverão realizar a inscrição exclusivamente on-line, no site do IFRO, através do Portal de Seleção (http://selecao.ifro.edu.br) até 2/6/2019. A oferta dos cursos do IFRO é pública e gratuita, não havendo custos adicionais aos candidatos. Ao todo, são ofertados seis cursos distribuídos nos três campi ofertantes, e não é cobrada taxa de inscrição.

Para efetuar a inscrição serão necessários os seguintes documentos: a) CPF (necessariamente do candidato e não dos pais); b) Documento oficial de identificação com foto; c) Boletim Escolar Oficial do Ensino Fundamental ou Médio, Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Médio ou documento escolar oficial equivalente, de acordo com o nível.  Os candidatos que não têm acesso à internet poderão procurar os campi durante o período de inscrição munidos de seus documentos para efetuarem suas inscrições. Os endereços e horários de atendimento estão dispostos nos Editais.

A classificação dos candidatos aos cursos técnicos concomitantes será feita a partir das notas/conceitos nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, constantes no Boletim Escolar Oficial ou documento escolar oficial equivalente, lançadas pelo próprio candidato.  Já para os cursos técnicos subsequentes, a classificação do candidato será feita pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. O critério utilizado para classificação dos candidatos às vagas dos cursos de graduação serão as notas obtidas nas edições de 2016, 2017 e 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

“Assim, o sistema de seleção informatizado calcula uma média geral para cada candidato inscrito. E, conforme as médias geradas, o sistema também apresenta a classificação geral dos candidatos, respeitando-se as reservas de vagas [Ações Afirmativas/Cotas Sociais]”, destaca a Coordenadora da Comissão Permanente de Exames (COPEX-IFRO), Wilka Alexandra de Lima Campos, que alerta ainda que antes de efetuar a inscrição, é imprescindível que o candidato leia o edital e o Manual do Candidato, ambos disponibilizados no site do IFRO.

Cursos Técnicos Concomitantes

Para concorrer às vagas dos cursos técnicos concomitantes o candidato precisa ter concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula, e estar matriculado e cursando, sem dependências, o 1º ou 2º ano do Ensino Médio regular em outra escola da região. Os cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio ofertados pelo Processo Seletivo Simplificado 2019/2 são ofertados pelo Campus Porto Velho Zona Norte na forma semipresencial. As aulas serão ministradas tanto presencial quanto virtualmente, sendo essa por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Assim, o candidato deverá ter disponibilidade, dependendo do turno escolhido do curso, de duas manhãs ou duas tardes por semana para a aula presencial, além de disponibilidade de tempo para acompanhamento e realização das atividades no AVA. São duas diferentes opções de cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio para o Campus Porto Velho Zona Norte: Técnico em Administração (40 vagas para o período matutino e 40 vagas para o período vespertino) e Técnico em Computação Gráfica (40 vagas para o período matutino e 40 vagas para o período vespertino). Saiba mais sobre esse Processo Seletivo através do link: https://bit.ly/2Vn1pGg   

Cursos Técnicos Subsequentes

As vagas dos cursos subsequentes ao Ensino Médio, na modalidade presencial, têm como requisito para ingresso ter concluído, impreterivelmente sem dependências, o Ensino Médio até a data da matrícula. Nesta modalidade de ensino são 40 vagas para cada curso: Técnico em Vigilância em Saúde (Campus Guajará-Mirim), e Técnico em Finanças (Campus Porto Velho Zona Norte). Com duração de um ano e meio a dois anos, os cursos subsequentes possuem carga horária média de 1.150 horas a 1.300 horas. O concluinte receberá o diploma de Técnico de Nível Médio, podendo prosseguir seus estudos em nível superior.

Acesse as informações em: https://bit.ly/2PRuZxT

Cursos de Graduação

E as vagas de graduação também são indicadas para candidatos que concluíram, impreterivelmente sem dependências, o Ensino Médio até a data da matrícula. Os cursos tem duração de dois anos e meio a três anos (para os cursos superiores de tecnologia - CST), com carga horária de 1734 horas a 2.203 horas. As vagas são para os Campi Ji-Paraná (40 vagas para CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Porto Velho Zona Norte (40 vagas para CST em Gestão Comercial).

Veja mais informações em: https://bit.ly/2J8E2Ki   

Ações Afirmativas/Cotas Sociais

A Comissão Permanente de Exames (COPEX-IFRO) ressalta que em cada curso ofertado, são destinadas 50% (cinquenta por cento) das vagas ao sistema de Ações Afirmativas/Cotas Sociais, sendo reservadas aos alunos que tenham cursado integral e exclusivamente o Ensino Fundamental ou Médio na rede pública de ensino, dependendo do curso escolhido. A distribuição das vagas cumpre o estabelecido nas Leis nº 12.711/2012 e 13.409/2016, que dispõem sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio (Ações Afirmativas/Cotas).

“Além dos programas de apoio pedagógico e psicossocial, também são oferecidas ações que ajudarão na permanência e êxito do estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os programas e ações previstas pela Política de Assistência Estudantil têm como público-alvo todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio e cursos de graduação”, ressalta Wilka Alexandra.

O resultado final será divulgado no dia 24/6/2019, após as 18 h, e as matrículas dos aprovados iniciam no dia 26/6/2019. O início das aulas está previsto para o dia 8/7/2019. “Em caso de eventuais dúvidas ou necessidade de esclarecimentos, os candidatos interessados poderão entrar em contato com o campus mais próximo de sua residência”, finaliza Wilka Alexandra.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/concursos-e-empregos/ifro-abre-processo-de-selecao-com-320-vagas-para-cursos-tecnicos-e-superiores)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions