Rondônia, 16 de julho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Concursos e Empregos

Unir abre 2.839 vagas em cursos gratuitos de graduação para transferências e portadores de diploma

Segunda-feira, 25 Setembro de 2023 - 11:17 | Redação


Unir abre 2.839 vagas em cursos gratuitos de graduação para transferências e portadores de diploma

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) publicou o edital do Processo Seletivo Especial Unir 2023 – Vagas Ociosas (PS Especial Unir 2023), destinado a transferências internas e externas de alunos nos cursos de graduação e para ingresso de portadores de diploma. São ofertadas 2.839 vagas distribuídas em 52 cursos gratuitos de graduação nos oito campi da Unir. Os interessados podem efetuar as inscrições gratuitamente a partir das 8h do dia 26 de setembro até as 18h do dia 8 de outubro de 2023, exclusivamente pelo link https://sistemas.unir.br/discente/login.xhtml

Como o nome diz, vagas ociosas são vagas que não estão sendo ocupadas nos cursos de graduação da Universidade. Assim, o PS Especial é destinado ao preenchimento dessas vagas ociosas por meio de matrículas provenientes de transferências, de mudanças de curso e de ingresso de portadores de diploma.

Transferência – para estudantes com matrícula ativa em outras instituições de ensino superior (públicas ou privadas do Brasil), em cursos presenciais ou a distância, que desejam migrar para cursos de áreas afins da Unir.

Mudança de curso – para estudantes da Unir com matrícula ativa que desejam mudar para outro curso de graduação, de áreas afins, dentro da Unir.

Ingresso de candidato portador de diploma de curso superior - para quem já terminou a graduação (bacharelado ou licenciatura) e quer fazer outra graduação na Unir.

No PS Especial Unir 2023, as mudanças de curso, transferências e ingressos podem ser feitos tanto por alunos de cursos presenciais como a distância, considerando as “áreas afins” estabelecidas no Anexo I (Quadro de Cursos Afins) do edital de seleção. Por exemplo, o candidato que pleitear uma vaga no curso de Psicologia da Unir deverá ser oriundo de um dos seguintes cursos: Psicologia, Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional; Serviço Social, Pedagogia ou Administração. Já Arqueologia, Letras-Libras e Química admitem ingresso de alunos oriundos de qualquer curso de nível superior, enquanto Medicina admite apenas o ingresso de alunos de Medicina de outras instituições.

A seleção será feita por meio da nota obtida pelo candidato em uma das três últimas edições da prova do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, de 2022 ou 2021 ou 2020. No caso das transferências, o candidato deverá ter cursado no mínimo um semestre ou ano letivo, dependendo do regime do curso (semestral ou anual). E para ingresso por aproveitamento de diploma, o candidato deverá apresentar diploma de nível superior devidamente reconhecido e autorizado pelo MEC.

Resultado, matrículas e início das aulas - Conforme o cronograma do edital, o resultado preliminar do PS Especial Unir 2023 será divulgado no dia 16 de outubro e a primeira chamada para matrícula, no dia 23 de outubro. O início das aulas para os aprovados nesse processo será no segundo semestre letivo de 2023, que terá início no dia 30 de outubro, como previsto no Calendário Acadêmico da Unir.

SOU - Serviço de Orientação ao Usuário – Mais informações sobre o PS Especial Unir 2023, e mesmo auxílios para as inscrições, podem ser obtidos por meio do Serviço de Orientação ao Usuário, o SOU Unir. Para isso podem ser enviados e-mails para o endereço sou@unir.br ou mensagens por WhatsApp para o número (69) 2182-2016.

O edital do PS Especial Unir 2023 na íntegra e demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da Unir (www.unir.br) e no portal de processos seletivos (https://processoseletivo.unir.br/certame/exibir/396).

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também