Rondônia, sábado, 7 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Segunda, 13 de Setembro de 2010 - 14h38

Amorim estima que 40% dos eleitores não vão votar por falta de transporte

RONDONIAGORA


Cerca de 40% dos eleitores de localidades da grande Ariquemes ficarão sem votar no dia das eleições, por falta de transporte. A advertência é do deputado Ernandes Amorim (PTB), candidato a deputado estadual ao fazer um apelo, nesta segunda-feira (13), para que a Justiça Eleitoral em Rondônia providencie meios para assegurar o transporte dos eleitores.

Ele sugere que seja firmada parceria com Estado, municípios e a Justiça Eleitoral para se garantir o transporte no dia das eleições. Há localidades, segundo Amorim, que não conta com urna eleitoral e os eleitores precisam fazer “grandes deslocamentos” para poder votar, caso das cinco vilas existentes em Bom Futuro, onde vivem mais de cinco mil famílias.

“A Justiça Eleitoral tem que envidar esforços no sentido de assegurar o transporte desses eleitores, não apenas em Ariquemes, mas na maioria dos municípios. Tem localidade que tem ônibus, mas está quebrado e sem combustível. É vedado o transporte por candidatos como também a carona. Em função desses lugares de difícil acesso que não tem urna eleitoral, é preciso que se faça alguma coisa, se recorra se for o caso, ao governo federal ou a dotação orçamentária da Justiça para assegurar o direito dessas pessoas”, afirma Amorim.

Ele também sugere a descentralização das urnas eleitorais, dispondo de seções onde se concentra os eleitores. “Temos bairros populosos em Ariquemes que não dispõe de local de votação, pois foi transferido mais para o centro. Isso gera problemas de locomoção. Da mesma forma, que essas vilas e comunidades mais afastadas deveriam dispor de urnas para facilitar o recebimento do voto do eleitor. Se nada for feito para sanar esse problema, a eleição vai ser um desastre em Rondônia com um percentual muito grande de pessoas impedidas de votarem”, alega o candidato.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/amorim-estima-que-40-dos-eleitores-nao-vao-votar-por-falta-de-transporte)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions