Rondônia, quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Segunda, 10 de Dezembro de 2012 - 09h57

Após o 1º turno 77.628 faltosos apresentaram justificativa e 6.123 pagaram multa

TRE-RO


O prazo para o eleitor justificar sua ausência ao 1º turno da eleição encerrou na última quinta (6/12) e do dia 8 de outubro (um dia após o primeiro turno) até 06 de dezembro (fim do prazo para justificar a ausência ao 1º turno), em todo o Estado de Rondônia, 77.628 eleitores apresentaram justificativa pela ausência.

Somente nas últimas duas semanas que antecederam o fim do prazo, 1.609 eleitores justificaram a ausência. No mesmo período, somente na capital, foram 857 requerimentos.

Nestes dois meses após a realização do primeiro turno, 6.123 eleitores procuraram os Cartórios Eleitorais para pagarem multa pela ausência, no mesmo período, somente em PVH, 1.409 multas foram quitadas.

Exatos 197.407 eleitores rondonienses faltaram à votação durante o primeiro turno e 28.619 não compareceram ao segundo turno na Capital. Os eleitores que perderam o prazo e desejarem regularizar sua situação deverão pagar multa pela ausência, bastando procurar o cartório eleitoral mais próximo para emissão do boleto respectivo.

O prazo legal concedido para que os 28.619 eleitores de Porto Velho possam justificar a ausência ao segundo turno termina no dia 27 de dezembro.

Esse requerimento pode ser entregue em qualquer cartório eleitoral. O pedido deve conter: a qualificação completa do eleitor (nome, a data de nascimento, filiação, número do título e endereço atual); o motivo da ausência à votação, cabendo-lhe ainda apresentar documentos que comprovem as razões alegadas, como por exemplo, atestado médico, comprovante de embarque, etc.

Sem a prova de que votou, de que apresentou justificativa ou de que pagou a multa, o eleitor não poderá: se inscrever em concurso para cargo ou função pública, ou ser investido ou tomar posse em um deles; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, entre outros impedimentos.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/apos-o-1o-turno-77-628-faltosos-apresentaram-justificativa-e-6-123-pagaram-multa)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions