Rondônia, terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Terça, 24 de Julho de 2012 - 18h55

Candidata em Vilhena também terá que fazer testes para provar alfabetização

Folha do Sul on Line


Em Vilhena, pelo menos uma candidata terá que provar na justiça que é alfabetizada, caso queira se manter na disputa por uma vaga ma Câmara este ano. O Folha do Sul on Line, que prefere não divulgar o nome da postulante a uma vaga na Câmara, apurou que a mulher apresentou na Justiça Eleitoral, como prevê a lei, uma declaração de próprio punho, garantindo ser escolarizada. O Ministério Público entendeu que o texto deixava dúvidas quanto à afirmação e está pedindo que a candidata seja submetida a um teste. A juíza eleitoral, Sandra Merenda, ainda vai decidir se aceita o pedido. Caso acate a solicitação da promotoria, definirá a forma de avaliação.

De acordo com o Cartório Eleitoral de Vilhena, foram vários os candidatos que, neste ano, ao invés de apresentar declaração das respectivas escolas onde estudaram, preferiram fazer a declaração. Destes, apenas uma candidata não teve seu registro deferido (ainda) com base no pedido feito.

Nos casos em que a declaração é feita, o documento deve ser redigido, na hora, na presença do juiz ou do serventuário da Justiça Eleitoral, para que possa comprovar a condição de alfabetizado.
Em Porto Velho, dois candidatos fizeram uma prova elaborada pelo juiz Carlos Augusto Teles, da 2ª Zona Eleitoral e foram aprovados, mesmo com erros de acentuação e pontuação. A prova era um ditado de palavras.

A cidade de Cacoal registrou o maior número de testes. Dezoito candidatos foram chamados para comprovar a alfabetização.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/candidata-em-vilhena-tambem-tera-que-fazer-testes-para-provar-alfabetizacao)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions