Rondônia, sábado, 14 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Quinta, 09 de Outubro de 2014 - 13h42

Candidatos ao Governo devem assinar Pacto Municipalista em Ji-Paraná

RONDONIAGORA


Os governos municipais de Rondônia elaboraram um documento reivindicatório, que visa efetivar comprometimento do vencedor do 2º turno das eleições para governador. A denominada Carta-compromisso será entregue aos candidatos Expedito Junior (PSDB) e Confúcio Moura (PMDB) no evento Pacto Municipalista, organizado pela Associação Rondoniense de Municípios – Arom. O texto apela por garantias de que as propostas municipalistas serão contempladas pelo plano governativo estadual.

Na próxima quarta-feira (14), a Arom reúne todos os prefeitos rondonienses no auditório do hotel Maximus, em Ji-Paraná/RO, a partir das 8h. “No evento Pacto Municipalista os gestores terão a oportunidade de apresentar, formalmente, suas demandas, que estão inseridas na carta que os candidatos receberão”, explica o presidente da associação e prefeito de Machadinho do Oeste/RO, Marinho da Caerd. Ainda segundo o representante, a presença dos prefeitos é intransferível.

Na última quarta-feira (08), o presidente da Arom e equipe técnica e jurídica da entidade se reuniram com os coordenadores de campanha dos dois candidatos. Dayan Saldanha, responsável pela campanha do candidato Expedito Júnior e Daniele Barros, dirigente da campanha de Confúcio Moura, tiveram acesso ao projeto do evento e sua finalidade. Os representantes receberam esclarecimentos, ponto a ponto, acerca do conjunto de regras que regulamenta a participação dos pretensos ao governo.

De acordo com o regramento instituído na estratégia de execução do evento, a Arom presa pela igualdade de oportunidades de manifestação dos candidatos sobre as propostas da Carta-compromisso. A entidade também faz observância às leis eleitorais para evitar caracterização política. Neste sentido, foi formada uma Comissão Coordenadora, para acompanhar e resolver quaisquer problemas e/ou dúvidas sobre os direitos e deveres dos participantes.

Na reunião com os coordenadores de campanha dos dois candidatos, a associação dos municípios também realizou um sorteio, que já definiu a ordem da apresentação dos candidatos. Tanto o sorteio, como as regras apresentadas foram aceitos pelos representantes eleitorais. Entre as regras estão:

- O tempo total para sua participação será de 60min (uma hora) para manifestação à cerca da Carta Compromisso apresentada pela AROM, e 10min para as considerações finais.

- O candidato poderá se utilizar de todos os meios para apresentação, ou seja, áudio, vídeo e gráfico sobre Carta- compromisso apresentada pela AROM. Estão autorizadas a distribuição de material gráfico somente do plano de governo;

- Na plateia estarão somente os prefeitos convidados pela AROM, o candidato poderá se fazer acompanhado por uma equipe de no máximo 5 (cinco) pessoas. As apresentações serão individualizadas e sem embates entre os candidatos;

- Não será admitida a entrada de torcidas, “formiguinhas”, cabos eleitorais, simpatizantes, bem como, qualquer material ou objeto de propaganda ou promoção do candidato participante;

Pacto Municipalista

Com o compromisso firmado no Pacto Municipalista, os municípios pretendem estabelecer metas de trabalho e parcerias com o governo de Rondônia. A Arom quer garantir, por exemplo, que a administração estadual considere a relevância das prefeituras, a autonomia municipal enquanto Ente Federado e sua fragilidade econômica e dependência financeira. “Acreditamos que podemos construir uma relação produtiva com o Executivo Estadual mostrando-o como poderá atuar em favor disso”, disse Marinho.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/candidatos-ao-governo-devem-assinar-pacto-municipalista-em-ji-parana)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions