Rondônia, domingo, 8 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Domingo, 07 de Setembro de 2014 - 10h34

Comitês fazem contas para o dia 5

RONDONIAGORA


Comitês fazem contas para o dia 5

PMDB APOSTA EM NOMES COMO LÚCIO MOSQUINI E GARÇON PARA ELEGER 4 FEDERAIS

O senador Valdir Raupp, presidente regional do PMDB, está otimista com o quadro de nomes para deputado federal em sua legenda. Ele acredita que a coligação pilotada pelo governador Confúcio Moura elege pelo menos 4 parlamentares. Internamente, o partido aposta em boas performances de Marinha Raupp (PMDB), Lucio Mosquini (PMDB), Lindomar Garçon (PMDB) e Amir Lando (PMDB). O PMDB se aliou ao PTB e ao PDT dos deputados federais Nilton Capixaba e Marcos Rogério para garantir um bom número de parlamentares.

No Partido dos Trabalhadores (PT), que está sozinho nessa disputa, Padre Ton aposta no ex-prefeito Roberto Sobrinho, o vereador Sid Orleans, a ex-senadora Fátima Cleide e o deputado Anselmo de Jesus. Mas há quem aposte que a legenda petista não alcance o quociente eleitoral mínimo para eleger um parlamentar. Na aliança liderada pelo ex-senador Expedito Junior, correm pelo voto como grandes lideranças a ex-vereadora Mariana Carvalho (PSDB), o ex-governador José Bianco (DEM), o ex-deputado Agnaldo Muniz (PSC) e o ex-vereadora Guilherme Moreira Mendes (PSD).  Já a coligação de Jaqueline Cassol aposta no deputado Luiz Cláudio (PP), Flávio Lemos (PR) e Jair Montes (PTC).

Nas eleições de 2010, o quociente eleitoral mínimo para eleger uma cadeira na Câmara dos Deputados foi de 95.745 votos para um total de 765.958 votos válidos. Naquele pleito, a coligação do ex-governador João Cahulla (PPS) elegeu 3 parlamentares; a aliança do governador Confúcio Moura garantiu 3; e o PT e o PSB juntos outros 2. Naquele ano, o PSOL e o PSDB não alcançaram o quociente mínimo.

Velhas raposas

Já para Assembleia Legislativa, os comitês apostam na reeleição de vários parlamentares. Inclusive, há quem diga que alguns terão votações históricas em Porto Velho e na região da 429, mesmo essa legislatura marcada por prisões de deputados, afastamento de outros por corrupção e investigações de alguns em operações policiais. 


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/comites-fazem-contas-para-o-dia-5)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions