Rondoniagora.com

Rondônia, 30 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Eleições

Confira a íntegra da última pesquisa Ipec realizada em Rondônia para presidente, governador e senador

Segunda-feira, 19 Setembro de 2022 - 18:29 | Redação


Confira a íntegra da última pesquisa Ipec realizada em Rondônia para presidente, governador e senador

O levantamento realizado pelo Ipec em parceria com a Rede Amazônica em Rondônia, mostra o atual governador e candidato à reeleição, Coronel Marcos Rocha (União Brasil) na frente da disputa pelo governo do estado com 38% das menções, enquanto Marcos Rogerio (PL) aparece em seguida com 27% das intenções de voto. Léo Moraes (PODE), por sua vez, tem 10%, Daniel Pereira (SOLIDARIEDADE) tem 6%, Pimenta de Rondonia (PSOL) é mencionado por 2% e Comendador Val Queiroz (AGIR) tem 1% das citações. Aqueles que têm intenção de votar em branco ou anular o voto são 6% e os que não sabem ou não opinam a respeito somam 10%. Foram realizadas 800 entrevistas entre os dias 14 e 16 de setembro. 

Como Ivo Cassol (PP) renunciou à sua candidatura após o primeiro levantamento e apresentava intenções de voto expressivas no cenário da disputa pelo governo, não é possível comparar esta pesquisa com a anterior.

Neste momento, totalizam 57% os que consideram definitivo o seu voto para governador, enquanto 43% declaram que ainda podem mudar de opinião até o dia da eleição e 1% não sabem ou preferem não responder. 

Clique aqui e confira a íntegra dos resultados

Senado

Com relação à intenção de voto para senador, Mariana Carvalho (Republicanos) vai de 20% para 26% das intenções de voto, assumindo a liderança.  Expedito Junior (PSD) e Jaqueline Cassol (PP) seguem tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 3 pontos  percentuais  da pesquisa,  variando  de  18%  para 19%  e  de 16%  para  14% das  menções,  respectivamente.  Acir Gurgacz (PDT)  mantém-se com 7%  das citações,  Jaime Bagattoli (PL)  oscila de  6%  para 7%,  Pastor  Josinelio (PMB)  e  Dra Rosangela  Lázaro  (Agir) seguem mencionados  por 3% e 2% do eleitorado, nessa ordem.  O pedido de registro da candidatura de Claudia Moura (MDB) não foi reconhecido pelo TSE, em razão de renúncia, portanto seu nome não consta neste levantamento.  Ainda assim, o Ipec optou por manter a comparação entre as pesquisas.  Os que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto  representam agora 9% (eram 12%) e os eleitores indecisos variam de 13% para 14%.

Presidente

Os eleitores rondonienses também  foram  questionados sobre  em  quem votariam  para Presidente da República, nesse sentido, o  atual presidente  Jair Bolsonaro (PL)  registra agora  58% das  intenções  de voto,  enquanto  o ex-presidente  Lula  (PT) aparece  com  26% das  menções (tinham 54% e 27%, respectivamente, na pesquisa passada). Ciro Gomes (PDT), por sua vez, segue sendo citado por 5% dos eleitores e Simone Tebet (MDB) passa de 2%  para 3%. 

Soraya  Thronicke  (UNIÃO) aparece  com  1% das  menções,  enquanto Padre  Kelmon  (que representa o  PTB após a impugnação da candidatura de Roberto Jefferson), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC) e Felipe d’Avila (NOVO)  são mencionados, mas não  chegam a  1%.  O nome  de  Léo Péricles  (UP)  constava no  disco  apresentado aos entrevistados, porém não foi citado. A candidatura de Pablo Marçal (PROS) foi cancelada no TSE e por isso já não consta neste levantamento. Aqueles com intenção de votar em branco ou anular o voto  para presidente  são 2% (eram 6% anteriormente)  e os que não sabem ou preferem não opinar permanecem em 4%

Ficha Técnica da Pesquisa (JOB Nº 1541-2 | 2022)

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de setembro de 2022.

Abordagem: pesquisa presencial.

Tamanho da amostra: foram entrevistados, 800 votantes em 27 municípios.

Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Nível de confiança: o nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante: pesquisa contratada por Radio TV do Amazonas Ltda / Rede Amazonica Radio e Televisao.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rondônia sob o protocolo Nº RO-00204/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-05301/2022.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News