Rondônia, quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Segunda, 23 de Novembro de 2020 - 17h45

Debate da TV Rondônia na sexta-feira dá ênfase a perguntas sobre Plano de Governo de candidatos

da Redação


Debate da TV Rondônia na sexta-feira dá ênfase a perguntas sobre Plano de Governo de candidatos

O debate da TV Rondônia, marcado para o dia 27, dará prioridade a perguntas sobre o Plano de Governo de cada candidato a prefeito. Segundo as regras da emissora, pactuadas entre as assessorias jurídicas dos postulantes, “a ideia é fazer um debate baseado em perguntas entre os candidatos, com ênfase no aprofundamento no programa de governo de cada um”. Ou seja, Hildon Chaves (PSDB) e Cristiane Lopes (PP) deverão enfrentar o desafio de questionar o Plano de Governo de cada um e mostrar à sociedade qual o melhor para ser implementado a partir de 2021.

Para a vereadora Cristiane Lopes a tarefa será complexa. No último debate realizado pela Sic TV, ela foi acusada pelo candidato Hildon Chaves de fazer uma cópia do Plano de Governo do candidato do Solidariedade de São Luiz, interior de Roraima, James Batista. A cidade tem menos de 8 mil habitantes e a maioria das propostas do candidato foi copiada por Cristiane Lopes. Nem o preâmbulo do programa foi alterado. Mantendo as mesmas palavras, ela mudou apenas o nome da cidade.

Pelo que o jornal apurou a candidata do PP cometeu um deslize ao fazer o plágio. Ela esqueceu que Porto Velho tem a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Cultural (Funcultural), dois entes distintos cuidando de suas respectivas atribuições. Na Prefeitura de São Luiz, Educação e Cultura são responsabilidades de uma mesma pasta, conforme o Artigo 31 da Lei Orgânica do município. No plano de governo, no item dedicado a Educação, Cristiane tasca a seguinte proposta copiada: “Valorização, divulgação e apoio à cultura local; incentivo à criatividade e ampliação do acesso aos produtos culturais”. Em seus eixos de programas, ela esqueceu que a Cultura está fora da alçada da Educação.

Com seus projetos copiados na Educação, Cristiane Lopes tentou comparar Rio Branco com Porto Velho no debate da SIC. Em seu Plano de Governo, ela diz que pretende estabelecer metas e monitoramento de indicadores de qualidade da educação básica, inclusive por meio do IDEB, meta do candidato a prefeito de São Luiz, onde a nota do IDEB de 2019 foi de 4,9 enquanto a Capital de Rondônia obteve 5,3. Cristiane quer usar a fórmula pensada para estimular a Educação de uma cidade de menos de 8 mil habitantes e aplicar em Porto Velho, onde já se chega a mais de 519 mil habitantes.

Disse que é mentira, mas não provou que não plagiou

Confrontada pelo candidato tucano, Cristiane Lopes se irritou com a revelação do Plano de Governo plagiado do candidato de São Luiz. A candidata limitou-se a dizer que era mentira, mas em momento algum pediu direito de resposta para se defender e nem esboçou a indicação de ferramentas para apontar que sua opinião era verdadeira sobre o assunto abordado.

A verdade é que o Plano de Governo de Cristiane Lopes é uma cópia de James Batista. Ele registrou na Justiça Eleitoral o Plano de Governo, obrigatório no pedido de registro de candidatura, no dia 17 de setembro. Cristiane apresentou o mesmo plano dia 26 de setembro e depois retificou ao TRE no dia 1º de outubro, excluindo a frase “Valorização da Diversidade Social”, o que confirma as informações de bastidores que teria sido orientada por pastores evangélicos a não dar espaço para ideologia de gênero no debate eleitoral.

Mesmo após as graves acusações e os links com os dois planos já no ar em redes sociais, Cristiane ainda disse no debate que o Plano de Governo foi feito a “partir de experiência adquirida ao longo de sua trajetória de vida, como jornalista, vereadora, pessoa comum da sociedade portovelhense, mãe e esposa, e traduz o anseio de uma gestão realmente comprometida com a população de Porto Velho”.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions