Rondônia, terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Sexta, 23 de Setembro de 2016 - 11h10

Debate no domingo com candidatos a prefeito de Porto Velho; Rondoniagora e TV Jornet transmitem ao vivo

Da redação


Debate no domingo com candidatos a prefeito de Porto Velho; Rondoniagora e TV Jornet transmitem ao vivo

A direção da SIC TV confirmou a realização neste domingo, 25, do debate entre os 7 candidatos a prefeito em Porto Velho. A emissora, canal 11, o jornal Rondoniagora e a TV Jornet firmaram parceria para transmissão ao vivo pela internet. O debate começa às 21h45min e se estende até as 00h15min. As regras foram definidas em comum acordo com os representantes dos candidatos e promete ser um dos melhores da TV rondoniense. O debate será mediado pelo jornalista Léo Ladeia.

Veja as regras do debate


1. O DEBATE

O debate será realizado no dia 25 de setembro de 2016 e contará com sete (7) CANDIDATOS. A transmissão será ao vivo, de 21h45 à 00h15. 

2. AS REGRAS GERAIS DO DEBATE 

1) O debate terá quatro blocos e, portanto, três intervalos comerciais. Será mediado pelo jornalista Léo Ladeia, da SIC TV. 

2) O primeiro bloco terá duas rodadas de confronto direto entre os CANDIDATOS, com tema livre, no formato de pergunta, resposta, réplica e tréplica. 

2a) O primeiro CANDIDATO que fará as perguntas em cada rodada será decidido através de um sorteio que será realizado uma hora antes do debate com os representantes dos partidos. Serão realizados 5 sorteios para definir aqueles que iniciam as rodadas. Para as rodadas de perguntas (4), o candidato sorteado será o primeiro a perguntar e o último a responder.

2b) O segundo a perguntar será o CANDIDATO que acabou de responder e assim sucessivamente. 

2c) Os CANDIDATOS não poderão fazer a pergunta para o CANDIDATO que acabou de perguntar. Cada candidato pergunta e responde uma única vez em cada rodada, ou seja, duas vezes neste bloco. 

3) O segundo bloco terá uma rodada de perguntas com temas definidos pela emissora. A escolha do tema será resultado de um sorteio que acontece “ao vivo”. A dinâmica será a mesma do bloco anterior. (Temas na página 3) 

4) O terceiro bloco terá uma rodada de confronto direto entre os CANDIDATOS, com tema livre, no formato de pergunta, resposta, réplica e tréplica. 

5) No quarto bloco, os CANDIDATOS farão suas considerações finais. O sorteado para este bloco poderá escolher ser o primeiro ou último a falar. 

6) Os CANDIDATOS terão bancadas individuais idênticas. A distribuição dos CANDIDATOS pelas bancadas será feita por sorteio, acompanhado pelos respectivos representantes.

6a) O sorteio será realizado uma hora antes do debate na presença de representantes dos candidatos. O CANDIDATO sem representação no momento do sorteio terá que aceitar o resultado da disposição dos lugares e a ordem do candidato que começa a perguntar em cada rodada. 

6b) Os CANDIDATOS deverão chegar uma hora antes do debate. Cada CANDIDATO poderá trazer até TRÊS assessores previamente credenciados pela SIC TV. Porém, nos intervalos somente dois assessores poderão dirigir-se ao candidato que assessoram. Será proibido usar celular ou rádio transmissor dentro do estúdio.

7) Durante a transmissão do debate, os CANDIDATOS serão enquadrados frontalmente pela câmera. Estúdio e cenário poderão ser previamente conhecidos pelo CANDIDATO ou seu representante. 

8) Caso algum CANDIDATO não compareça ao debate, o mediador fará menção à ausência e uma das câmeras focará o púlpito vazio.

9) É vedado ao CANDIDATO exibir qualquer objeto, documento, imagem ou demais acessórios em apoio à sua argumentação, sob pena de ter sua participação interrompida e a palavra dada a outro candidato. É vedada também a entrega de qualquer documento ou objeto ao mediador.

10) Os CANDIDATOS serão informados do tempo decorrido de cada participação por meio de cronômetros instalados no estúdio, em locais de fácil visualização. Em caso de pane técnica nos cronômetros, a informação do tempo será feita por meio de placas.

11) O CANDIDATO, partido ou governo que sofrer calúnia, difamação ou injúria durante a pergunta, resposta, réplica ou tréplica poderá se defender solicitando ao mediador o direito de resposta. O tempo da resposta será de 30 segundos. A direção do debate, em acordo com o Departamento Jurídico da Rede Record, definirá se cabe a defesa. Esta será feita a qualquer tempo dentro do bloco em que foi solicitada, ou no início do bloco seguinte, caso o pedido ocorra no final do bloco.

12) O debate será transmitido simultaneamente pela Rádio Parecis e pelos sites Gente de Opinião e Rondoniagora, ao vivo e na íntegra.

13) Na cobertura posterior ao debate, nos telejornais da emissora, a SIC TV se compromete a utilizar somente as imagens dos CANDIDATOS, sem o áudio do debate. As opiniões dos CANDIDATOS serão colhidas após o debate em entrevistas individuais feitas pelas equipes de jornalismo da emissora.

14) A SIC TV autoriza o uso de trechos do debate nos programas eleitorais de rádio e TV dos sete CANDIDATOS em seus sites, blogs e outras mídias sociais da Internet (Facebook, twitter), bem como para envio por e-mail e postagem no YouTube, desde que preservada a logomarca da SIC TV, a supressão da mesma poderá acarretar em ação contra o partido ou coligação por uso indevido de direitos autorais.

15) As especificações de cada bloco estão a seguir.

PRIMEIRO BLOCO 

A) O mediador apresentará os debatedores e as normas gerais do debate. 

B) Os CANDIDATOS farão perguntas entre si, seguindo ordem definida previamente em sorteio. Cada CANDIDATO será questionado duas vezes durante o bloco. 

C) O CANDIDATO que perguntar terá direito a réplica; o que responder poderá fazer sua tréplica. 

D) Os temas serão de livre escolha do candidato que faz a pergunta. 

E) Tempo: pergunta de 30 segundos, resposta de 1 minuto e 30 segundos, réplica de 1 minuto e tréplica de 1 minuto. 

TEMPOS: 

Abertura Bloco e Apresentação regras.......1’30” 

1ª rodada 

Pergunta.........................................................30" 

Resposta......................................................1'30" 

Réplica.........................................................1’00” Tréplica........................................................1’00”

2ª rodada 

Pergunta........................................................30" 

Resposta.....................................................1'30" 

Réplica........................................................1’00" 

Tréplica.......................................................1’00" 

Total bloco................................................57’30” 

SEGUNDO BLOCO

A) O mediador abrirá o bloco e fará o sorteio do primeiro tema para o primeiro candidato a perguntar.

B) O CANDIDATO definido por sorteio prévio escolherá para quem fará a pergunta sobre o tema definido pela emissora. O candidato que responde escolhe para quem quer direcionar a pergunta sobre o próximo tema sorteado e assim sucessivamente. Cada CANDIDATO será questionado uma vez durante o bloco. 

B1) SAÚDE / OBRAS PARADAS / MADEIRA MAMORÉ / TRÂNSITO / FALÊNCIA DAS PREFEITURAS DIANTE DA CRISE / ALAGAÇÕES / LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

C) O CANDIDATO que perguntar terá direito a réplica; o que responder poderá fazer sua tréplica.

D) Tempo: pergunta de 30 segundos, resposta de 1 minuto e 30 segundos, réplica de 1 minuto e tréplica de 1 minuto.

TEMPOS:

Abertura e explica regras............................1’00” Pergunta........................................................30"

Resposta.....................................................1'30"

Réplica........................................................1’00"

Tréplica.......................................................1’00"

Total bloco................................................29’00”


TERCEIRO BLOCO 

No mesmo formato do primeiro bloco, mas com uma única rodada de perguntas e respostas. 

TEMPOS: 

Abertura Bloco e Apresentação regras.......1’00” 

Pergunta........................................................30" 

Resposta.....................................................1'30" 

Réplica........................................................1’00" 

Tréplica.......................................................1’00” 

Total bloco ...............................................29’00”

QUARTO BLOCO 

A) Abertura bloco e regras 

B) Cada CANDIDATO terá 1 minuto para fazer suas considerações finais. 

C) O mediador agradecerá e encerrará o debate. 


TEMPOS: 

Abertura bloco e regras................................1'00" 

Considerações finais....................................1’00" 

Encerramento...............................................1’30” 

Total bloco.................................................10’00” 

TOTAL PROGRAMA SEM INTERVALOS: 2h05m



(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/debate-no-domingo-com-candidatos-a-prefeito-de-porto-velho-rondoniagora-e-tv-jornet-transmitem-ao-vivo)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions