Rondônia, quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Segunda, 16 de Novembro de 2020 - 16h03

Decisão judicial cita que Ibope apontou vitória de Hildon Chaves sobre Cristiane Lopes no 2º turno

da Assessoria


Decisão judicial cita que Ibope apontou vitória de Hildon Chaves sobre Cristiane Lopes no 2º turno

O teor de uma decisão da Justiça Eleitoral esclareceu que a última pesquisa do Ibope, divulgada em Porto Velho no dia 11 deste mês, apontou para uma vitória de Hildon Chaves (PSDB) sobre Cristiane Lopes (PP). A pesquisa cita que no segundo turno Hildon tem 49% da intenção de votos, enquanto Cristiane tem 33%. A decisão foi proferida devido a uma ação movida pela própria candidata do PP contra uma internauta.

Na decisão judicial é citado que Cristiane Lopes entrou com uma ação alegando que a internauta havia divulgado fake news ao citar que Hildon Chaves teria 49% das intenções de voto no segundo turno. A candidata do PP alega que, segundo o Ibope, teria 33, e Hildon 29%.

O magistrado, no entanto, determinou uma busca no site do Ibope, verificando “que o resultado da projeção feita para um suposto 2º turno entre o candidato Hildon Chaves e a candidata Cristiane Lopes realmente é de 49% para o primeiro, e de 33% para a segunda”.

Dessa forma a Justiça Eleitoral não concedeu a liminar pretendida por Cristiane Lopes e não determinou a retirada da postagem no Facebook.

Entenda o caso

O site G1 cometeu uma falha e por alguns minutos manteve postada a informação que a pesquisa do Ibope apontava para uma vitória de Cristiane Lopes sobre Hildon Chaves no segundo turno, por 33% a 29%. Acontece que em seguida a informação foi corrigida, sendo postado no G1 que Hildon teria 49% das intenções de voto e Cristiane 33%.

Depois disso a candidata Cristiane Lopes recorreu à Justiça e conseguiu que a simulação feita pelo Ibope entre os candidatos em Porto Velho, em um segundo turno, não fossem mais divulgadas. Assim, o G1 teve que retirar a simulação.

No UOL está postada a matéria mostrando a pesquisa do Ibope aponta Hildon com 49% das intenções de voto no segundo turno, e Cristiane Lopes com 33%. Como a candidata não entrou com ação contra o UOL, a informação não foi retirada do site.

Decisão judicial cita que Ibope apontou vitória de Hildon Chaves sobre Cristiane Lopes no 2º turno

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions