Dos 35 partidos registrados no país, 34 estão aptos para receber recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). Ao menos 22 legendas já receberam valores e outros 12 vão receber nos próximos dias.
O fundo especial foi criado durante a reforma política do ano passado. Com a proibição de doações por empresas, estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o fundo se tornou uma das principais fontes de receita para a realização das campanhas.
Os recursos do FEFC somente são disponibilizados às legendas após a definição dos critérios para a sua distribuição, que devem ser aprovados, em reunião, pela maioria absoluta dos membros dos diretórios nacionais de cada agremiação, e, posteriormente, informados ao TSE.
Os critérios devem prever a obrigação de aplicação mínima de 30% do total recebido do Fundo para o custeio da campanha eleitoral das candidatas do partido ou da coligação.
Apenas o Partido Novo não indicou ao Tribunal Superior Eleitoral os critérios de distribuição do fundo, o que é necessário para receber a cota. Caso não apresente os requisitos, a Justiça Eleitoral vai devolver ao Tesouro Nacional os valores que deveriam ir para a sigla.
Ao todo, R$ 1,716 bilhão serão transferidos aos diretórios nacionais dos partidos políticos com registro no TSE. O MDB, o PT e o PSDB são as legendas que vão receber mais dinheiro.
DEM, AVANTE, PRB, PROS, PSC, PT, PTC, MDB, PATRI, PHS, PMN, PODE, PPS, PR, PRP, PRTB, PSD, PSDB, PSL, PSOL, PV e SD já receberam os recursos.
PSTU, PDT, PMB, PP, PTB, REDE, PCB, PCdoB, DC, PCO, PPL e PSB são as legendas que estão aptas a receber os valores nos próximos dias.
2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.
Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705