Rondônia, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Domingo, 28 de Outubro de 2018 - 16h00

Eleitores fora do domicílio eleitoral justificam voto neste segundo turno das eleições em Rondônia

da Redação


Eleitores fora do domicílio eleitoral justificam voto neste segundo turno das eleições em Rondônia

Os eleitores que estão fora do domicílio eleitoral devem fazer a justificativa de voto neste segundo turno das eleições. Em todas as escolas de Rondônia, há local identificado para que o eleitor justifique a ausência. Informações colhidas pelo Rondoniagora dão conta que a maioria dos eleitores esteve no turno da manhã fazendo a justificativa. Quem não conseguir se dirigir a um colégio eleitoral neste domingo, tem 60 dias para se regularizar segundo a Justiça Eleitoral.

Exatamente por ser uma eleição independente, o eleitor que esteve ausente no primeiro turno é obrigado a justificar a ausência também no segundo. A justificativa pode ser feita por meio de um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) que deve ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou ser enviado, por via postal, ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor está inscrito.

Os endereços dos cartórios eleitorais podem ser obtidos no Portal do TSE. O prazo para envio é de 60 dias após cada turno da votação. A RJE deve ser acompanhada de documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

A justificativa de ausência na votação também pode ser feita por meio do Sistema Justifica. A ferramenta permite a apresentação do RJE pela internet após a eleição. Ao acessar o sistema, o eleitor deverá informar os dados pessoais, declarar o motivo da ausência às urnas e anexar documentação comprobatória digitalizada. O RJE é encaminhado para zona eleitoral a que o eleitor pertence e um código de protocolo é gerado para acompanhamento do processo.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/eleitores-fora-do-domicilio-eleitoral-justificam-voto-neste-segundo-turno-das-eleicoes-em-rondonia)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions