Rondônia, 15 de julho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Eleições

Faltam menos de 100 dias para as eleições

Terça-feira, 02 Julho de 2024 - 17:51 | Redação


Faltam menos de 100 dias para as eleições

O calendário corre rápido e, daqui a pouco, já é hora de ir às urnas escolher vereadoras, vereadores, prefeitas e prefeitos de 5.569 municípios brasileiros. Agora faltam menos de 100 dias para o 1º turno das Eleições 2024, que acontece em 6 de outubro, e, por isso, é importante checar com qual documentação é possível se identificar para votar. Fazendo isso, você não corre o risco de chegar à seção eleitoral sem um documento que o habilite a exercer a sua cidadania na urna.

A primeira informação relevante é: mais importante que portar o título de eleitor é ter em mão um documento oficial com foto, pois, sem ele, não há voto. Não adianta levar o título e esquecer o documento com fotografia. Também não vale apresentar a carteirinha de estudante ou o crachá do seu trabalho, por exemplo.

Os documentos válidos são estes: identidade (RG), carteira de motorista (CNH), certificado de reservista, carteira de trabalho, passaporte e carteira de categoria profissional reconhecida por lei.

O documento deve estar em boas condições de leitura e com foto preservada, além de estar no prazo vigente. Há alguns que têm prazo de validade, como o passaporte e a CNH. Então, é importante dar uma olhada na data de vencimento, que pode ser checada no próprio documento.

E-Título: com foto ou sem?

Se você não estiver com o título de eleitor em papel, pode se dirigir à sua seção de votação com um dos documentos válidos indicados acima. Outra opção é o e-Título, mas apenas para quem fez o cadastro biométrico e, dessa forma, tem a foto de identificação no app.

Caso você não tenha feito esse cadastramento em anos anteriores ou até o dia 8 de maio deste ano, não é mais possível inserir a fotografia no e-Título para as Eleições 2024, pois os serviços do cadastro eleitoral estão suspensos para a organização da logística de votação. Nessa hipótese, é obrigatório apresentar, além do e-Título, um documento com foto.

O título não é obrigatório, mas não deixe de levá-lo

É sempre importante lembrar que o título de eleitor facilita a identificação e reforça a sua identidade na seção, afinal é o documento oficial emitido pela Justiça Eleitoral. Assim, se você tem o título, não deixe de levá-lo no dia da votação.

Certidões de nascimento ou casamento

Por mais importantes que sejam as certidões de nascimento e de casamento, elas não vão garantir o seu voto, uma vez que não são aceitas pela Justiça Eleitoral como documentos de identificação na seção, justamente porque não têm foto.

A dica, então, é: faça a checagem acima, garanta pelo menos um dos documentos aceitos pela legislação e exerça seu voto de forma consciente.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também