Rondônia, sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Segunda, 11 de Agosto de 2014 - 11h39

‘Ibope indica situação confortável de Expedito Junior e alta rejeição de Confúcio Moura’, avalia PSDB

Assessoria


Apesar da pesquisa eleitoral retratar as circunstâncias do momento das eleições e os candidatos apostarem nos programas eleitorais que começam a ser exibidos nas TVs e Rádios a partir do dia 19, o Secretário Geral do PSDB de Rondônia, Maurílio Vasconcelos, considerou positiva a primeira pesquisa para o Governo de Rondônia feita pelo Ibope e divulgada na noite de sábado pela TV Rondônia, apontando um empate técnico entre Expedito Junior (PSDB) e Confúcio Moura (PMDB).Para Vasconcelos, o empate entre Expedito e o atual governador indica que o eleitor rondoniense quer mudanças. “Esse sentimento de mudança externado pela população está claro pelo alto índice de rejeição ao governo de Confúcio Moura, mais que o dobro dos demais concorrentes”, comemorou.

Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para cima ou para baixo, é possível que Expedito Junior esteja à frente de Confúcio Moura. É o que avalia o comitê de campanha do candidato. A coordenação de campanha espera que a curva crescente do tucano aumente assim que começarem os programas eleitorais gratuitos de TV e Rádio. “Desde o período pré-eleitoral até semana passada, quando o Tribunal Regional Eleitoral deferiu o registro da candidatura de Expedito Junior, todos os adversários percorriam os municípios espalhando que ele (Junior) não conseguiria registrar a candidatura. De forma geral o boato provocou frustração ao potencial eleitor de Expedito Junior e causou prejuízos, em particular ao eleitor indeciso. “Com a campanha eletrônica a tendência é crescer ainda mais nas pesquisas”, explicou o dirigente do PSDB.

Os tucanos lamentaram que o Ibope não tenha apurado e divulgado a simulação do segundo turno, assim como faz em outros estados e na própria pesquisa para presidência da república. “Infelizmente não mostraram uma simulação de segundo turno entre os candidatos empatados. No entanto, pela rejeição alta do atual governador Confúcio Moura e pelos percentuais dados aos candidatos de oposição é possível deduzir que a tendência é Expedito Junior ficar em primeiro lugar”, explicou Vasconcelos.

A coordenação da campanha de Expedito Junior espera uma campanha dura e muito disputada devido ao número de concorrentes. “Embora a primeira pesquisa divulgada pela afiliada da Globo nos posicione em situação positiva e confortável, vai ser uma campanha competitiva e muito disputada. Portanto, necessitamos do empenho total dos partidos coligados com a frente “Muda Rondônia” e suar a camisa para que cada dia possamos aumentar os percentuais de aprovação de Expedito Junior. Campanha ganha é campanha com resultado proclamado. Estamos ainda longe desta fase”, assinalou Maurílio Vasconcelos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 7 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 31 municípios do estado. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) sob o protocolo Nº RO- 00025/2014. A Contratante é a Rádio TV do Amazonas Ltda.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/ibope-indica-situacao-confortavel-de-expedito-junior-e-alta-rejeicao-de-confucio-moura-avalia-psdb)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions