Rondônia, terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Quarta, 17 de Outubro de 2012 - 11h14

Mais de 70% dos vereadores eleitos possuem nível médio ou superior completo

TRE-RO


Dos 21 vereadores eleitos na capital, 71% são graduados ou possuem ensino médio completo. Em municípios do interior com mais de 50.000 eleitores, como Vilhena e Ji-Paraná, o número de vereadores que concluíram o nível médio ou superior também representa a maioria.

Já em alguns Municípios de pequeno eleitorado o panorama é diferenciado. Em Chupinguaia e Primavera de Rondônia, por exemplo, vereadores com nível fundamental e médio incompleto representam a maior parte dos eleitos.

No Município de Seringueiras nenhum dos vereadores eleitos concluiu curso de graduação superior, 55% dos vereadores eleitos possuem o nível médio completo e o restante fundamental ou médio incompleto.

Nova Brasilândia é uma das exceções em se tratando de Municípios menores, dos 9 eleitos 66% possuem ensino médio ou superior concluídos e o restante (44%) fundamental.

Consulte aqui http://www.tre-ro.jus.br/eleicoes/eleicoes-2012/resultado-das-eleicoes-2012 a relação dos eleitos nos 52 Municípios de Rondônia.

A alfabetização é uma das condições de elegibilidade prevista na Constituição de 1988, (art. 14, § 4º, da CF). Além da alfabetização a nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o domicílio eleitoral na circunscrição, a filiação partidária, a idade mínima, entre outros requisitos são exigidos aos postulantes a cargo eletivo.

Levantamento realizado junto aos Cartórios Eleitorais de todo o Estado aponta que mais de 50 candidatos não apresentaram certificado de escolaridade e por esta razão tiveram que comprovar que sabiam ler e escrever através de teste de alfabetização.

O juiz eleitoral tendo dúvida quanto à alfabetização de pretenso candidato pode designar data para realização de teste. Na falta do comprovante de escolaridade é imprescindível que o candidato firme declaração de próprio punho em cartório, na presença do juiz ou de serventuário da Justiça Eleitoral, a fim de que o magistrado possa formar sua convicção acerca da condição de alfabetizado do candidato. Em Rondônia, todos os candidatos que realizaram o teste foram aprovados.

No link a seguir, além da escolaridade é possível consultar outras informações como naturalidade, ocupação, partido, declaração de bens, prestação de contas etc. http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/ResumoCandidaturas.action

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/mais-de-70-dos-vereadores-eleitos-possuem-nivel-medio-ou-superior-completo)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions