Rondônia, segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Terça, 19 de Agosto de 2014 - 08h44

Mamografias móveis: Expresso Lilás será implantado por Padre Ton

Assessoria


Mamografias móveis: Expresso Lilás será implantado por Padre Ton
A criação de unidades móveis de mamografia será uma das prioridades das ações de saúde previstas no Plano de Governo do candidato Padre Ton (PT), que esteve nos municípios de Jaru e de Jorge Teixeira.

Após anunciar a descentralização das ações de saúde e maior investimento na medicina preventiva, o candidato disse que irá implantar centros regionais de mamografia e criar o Expresso Lilás– unidades móveis a exemplo do que existe no Distrito Federal, denominada Carreta da Mulher.

“A política de facilitar o acesso da mulher rondoniense ao exame de mamografia há muito é reclamada em nosso estado. As unidades móveis são equipadas com o que há de mais moderno para este exame e também para os demais exames de prevenção ao câncer”, destaca Padre Ton.

O candidato ao governo lembra que existe uma portaria do Ministério da Saúde, de 2012, que criou o Programa de Mamografia Móvel. O governo federal pode injetar recursos para a implantação das unidades móveis, que podem ser equipadas com técnico em radiologia e pelo menos um mamógrafo, com as seguintes opções: mamógrafo com comando simples, mamógrafo com estereotaxia e mamógrafo computadorizado. Dependendo da estrutura do serviço, o gestor também poderá disponibilizar um médico radiologista, um mastologista ou um ginecologista obstetra.

“Cabe aos gestores locais, prefeituras e Estado, requisitarem esse serviço, se habilitarem junto governo federal. Infelizmente, acredito que ninguém fez isso. Existe uma boa política, mas parece que não foi dada a devida importância”, diz.

Outras ações no setor, destacadas pelo candidato a governador Padre Ton, são implementar os hospitais regionais para assistência médica de média e alta complexidade nos municípios polo, em especial nos serviços de apoio diagnóstico e apoiar os municípios para viabilizar e ampliar o funcionamento das equipes de saúde da família, através da implementação de programas de repasse de incentivos financeiros mediante o alcance de metas estabelecidas diante de indicadores de saúde, tais como mortalidade infantil, cobertura de assistência pré-natal, cobertura de acompanhamento a pacientes portadores de diabetes, hipertensão, entre outros.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/mamografias-moveis-expresso-lilas-sera-implantado-por-padre-ton)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions