Rondônia, sábado, 7 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Terça, 06 de Setembro de 2016 - 08h23

OAB instala comitê de combate a corrupção e barra participação de Sobrinho

Da redação


OAB instala comitê de combate a corrupção e barra participação de Sobrinho

A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondônia instalou na noite de segunda-feira o Comitê de Combate ao Caixa 2 e à Corrupção Eleitoral e pela Ética na Política. O presidente da comissão, José Bernardes Filho, explicou aos convidados que o ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), não poderia comparecer ao evento porque teve sua candidatura barrada pela Justiça, muito embora a própria Lei dos Partidos Políticos garanta a participação de qualquer cidadão sub judice no processo eleitoral. Até a tarde de segunda, Roberto estava confirmado, mas os membros da OAB foram pressionados por parte da imprensa e dos outros candidatos. O ex-prefeito explicou que para evitar “constrangimentos” ele preferiu abrir mão de sua participação.

A apresentação dos candidatos na ordem do sorteio realizado em agosto começou com atraso de 1 hora.  A vice-presidente da OAB rondoniense, Maracélia Oliveira, deu boas vindas aos presentes e autoridades convidadas. Os deputados federais Nilton Capixaba (PTB-RO), Mariana Carvalho (PSDB-RO) e Marcos Rogério (DEM-RO) estiveram prestigiando o ato na Ordem. O chefe da Casa Civil, Emerson Castro, representou o governador Confúcio Moura (PMDB).

O primeiro a falar foi o candidato do PSOL, Pimenta de Rondônia. Iniciou relatando sua origem humilde na infância e a necessidade de trabalhar cedo fora de casa para ajudar os pais, o que moldou seu caráter na vida adulta. Garantiu que se eleito for “não vai roubar e nem deixar ninguém roubar da prefeitura”. Para ele, ética e moral não deve ser observada só na política mas em todas as ações do dia-a-dia. Ele defendeu a aprovação do projeto de 10 medidas contra a corrupção elaborado pelo Ministério Público com apoio da sociedade. Pimenta pediu apoio dos parlamentares presentes para aprovar a matéria no Congresso Nacional. O candidato do PSOL deu uma alfinetada nos companheiros candidatos ao lembrar que o “caixa 2” está nas ruas de Porto Velho, mas não entrou em detalhes.

Candidato do PSDB empolga
O candidato do PSDB, o ex-promotor Hildon Chaves, empolgou os convidados ao dizer que é o único até agora a colocar recursos do próprio bolso na campanha, o que é permitido pela Lei Eleitoral, e fazer a prestação de contas correta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pedindo desculpas porque não gostaria de individualizar os candidatos, mas ele entende que a ética e a moral são comprovados pela prática de ações e não apenas discursos. “Eu dei entrada nos recursos e dei saída. Tem gente aí que só deu entrada e outros que não gastaram um único centavo embora a gente veja a campanha forte nas ruas”, disse Hildon na saída da cerimônia de instalação do comitê.

Pesquisas compradas
Em suas considerações, o candidato do PR, Ribamar Araújo, fez um desabafo. Elogiou a atuação da OAB em combater o caixa 2 e a corrupção na politica, mas questionou qual esperança ele poderia ter porque a maioria dos candidatos apenas mostra ética e moral no papel e nas palavras. Embora não tenha dito nomes, Ribamar deixou claro que nestas eleições a corrupção está correndo solta. Disse que tem candidatos que já foram presos (em referência ao peemedebista Williames Pimentel), outros que o braço da Justiça já derrubou (falando sobre o petista Roberto Sobrinho) e que mandou um recado direto ao prefeito Mauro Nazif: “Temos candidatos que não foram presos mas a toda hora os órgãos de controle e fiscalização sempre estão lhe aplicando sanção e censura pelos mal feitos em sua administração”. Finalmente, Ribamar condenou as pesquisas compradas pelos candidatos para enganar os incautos. Na imprensa, nas últimas semanas, tem saído pesquisa para todo gosto. Pelo menos três candidatos estão na dianteira, embora os institutos não tenham credibilidade junto a opinião pública.

Pimentel critica desleixo e abandono da cidade
O candidato do PMDB, Williames Pimentel, não respondeu as indiretas do concorrente Ribamar Araújo (PR). Ele preferiu falar de sua trajetória na saúde estadual e municipal, onde teve grandes conquistas em gestões até do Partido dos Trabalhadores (PT). No segundo momento, Pimentel criticou o desleixo e abandono dos grandes bairros de Porto Velho e disse que durante sua caminhada tem visto as pessoas sem esperança nos olhos. “Precisamos mudar e resgatar a credibilidade do nosso povo”, disse o peemedebista. Empolgado, ele acabou ultrapassando o tempo de 10 minutos e foi criticado pelos colegas candidatos. Pediu desculpas e cumprimentou a todos na mesa.

Leo Moraes fala dos projetos na Câmara e Assembleia
O candidato do PTB, Leo Moraes, também enfatizou que a ética e moral são vistas através de ações e não apenas palavras. Lembrou que foi autor do voto aberto na Câmara de Vereadores quando foi a pauta a cassação de três vereadores por causa da corrupção nas eleições municipais passadas. Ele também foi autor da Comissão de Ética na Câmara e foi um dos poucos que economizou a verba indenizatória tanto no legislativo municipal quanto no estadual. “Ética você tem ou não tem”, disse ele. Leo encerrou a participação conclamando dias melhores para Porto Velho.

Nazif também lembra de suas ações
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, foi último a falar no evento. Falou de seus projetos enquanto deputado estadual, quando acabou com a aposentadoria dos parlamentares, e foi incisivo ao dizer que a prefeitura “estava no cadeado” esses anos todos, mas que não precisou denegrir ninguém. “Agora Porto Velho está preparado para vinda de grandes recursos para obras de saneamento, por exemplo”, disse ele. O prefeito não explicou o por quê Porto Velho estava no cadeado, mas sabe-se que quando assumiu a prefeitura, todos os processos da Emdur, Semusb e Semob estavam judicializados e ele ficou uns meses de mãos atadas aguardando a liberação desses processos.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/oab-instala-comite-de-combate-a-corrupcao-e-barra-participacao-de-sobrinho)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions