Rondônia, domingo, 8 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Sexta, 01 de Outubro de 2010 - 11h11

Observadores internacionais acompanharão eleições em Porto Velho

TRE-RO


A consolidação do processo de informatização do voto no Brasil e o sucesso no uso das urnas eletrônicas em todo o país despertaram o interesse da comunidade internacional pelas eleições brasileiras. No próximo dia 3 de outubro, mais de 150 autoridades governamentais e não-governamentais, representando 36 países e várias organizações estrangeiras, estarão no Brasil como observadores internacionais.

Dois observadores da República Democrática do Congo estarão em Porto Velho. Alex Mutombo e Emery Luzombi são membros da sociedade civil do Congo e durante sua estada terão a oportunidade de conhecer o processo de votação eletrônica em detalhes.

Segundo a Assessoria Internacional do TSE, essa é a missão mais numerosa e representativa de observadores internacionais que o Brasil já recebeu em apenas uma eleição.

Europa

O Tribunal Superior Eleitoral também está em contato com países da Europa para promover a cooperação entre instituições eleitorais interessadas. A Itália, por exemplo, manifestou interesse em examinar a proposta do Presidente do TSE de utilizar o sistema brasileiro de urnas eletrônicas na votação dos numerosos italianos residentes no Brasil nas eleições presidenciais daquele país em 2012.

Outros países europeus como França, Estônia e Holanda também já utilizaram urnas eletrônicas. A Rússia, que integra o BRIC (grupo formado por Brasil Rússia, Índia e China) tem interesse na troca de experiências a respeito, dado que planeja informatizar suas eleições em todo o país em 2015. Também há perspectiva de desenvolver a cooperação sobre o processo eleitoral no contexto dos Foros América do Sul-África (ASA) e naquele constituído por Índia, Brasil e África do Sul (IBAS).


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/observadores-internacionais-acompanharao-eleicoes-em-porto-velho)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions