Rondônia, segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Domingo, 28 de Outubro de 2012 - 14h30

País: Clima de votação no 2º turno é de total tranquilidade

RONDONIAGORA


A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, acaba de garantir que o clima de votação durante o segundo turno das eleições é de total tranquilidade. “Conversei hoje duas vezes com todos os presidentes dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) dos 20 Estados e com vários juízes”, informou, ao garantir novamente que não aconteceu nenhum fato fora do normal até o momento.

Segundo ela, “não há nada, absolutamente, de anormal nas ocorrências”. Até as 12h15 deste domingo (28), apenas 11 eleitores foram presos por crimes eleitorais. A boca de urna foi o principal motivo das prisões, com nove detenções no Estado do Rio de Janeiro.

Apagões

Sobre a possibilidade de apagões ou qualquer problema com a falta de energia que possa prejudicar a votação, a ministra ressaltou que a urna tem bateria, que funciona por até 12 horas. No entanto, ela destacou que a Justiça Eleitoral está pronta para qualquer imprevisto.

”Desde o primeiro turno, achei que seria conveniente para a tranquilidade geral que fizéssemos o planejamento tanto na parte da energia elétrica quanto na parte de telefonia, porque dependemos da transmissão (para apuração dos votos).”

Ela lembrou ainda que, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno, representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e técnicos da Anatel e demais empresas de telefonia estão à disposição da Justiça Eleitoral durante o horário de votação até o final da apuração para garantir que nenhum imprevisto atrapalhe o processo eleitoral.

A presidente do TSE disse ainda que desde o dia 5 de outubro acompanha as condições de tempo no Brasil para ter a certeza de que a Justiça Eleitoral não será pega de surpresa.

“Por exemplo, o tempo está chuvoso no Paraná. Se tiver uma descarga muito forte, o técnico aqui comunica (a área responsável) para ficar atenta a qualquer coisa. É um planejamento preventivo, para que o eleitor não tenha nenhum tipo de transtorno.”

Impugnações

A ministra Cármen Lúcia informou ainda que nas próximas semanas a prioridade do TSE será julgar todos os recursos sobre registro de candidatura. O objetivo é que todos esses processos sejam analisados antes da diplomação dos candidatos eleitos, que ocorre até o dia 19 de dezembro. A ministra avalia que cerca de dois mil recursos estão pendentes de julgamento. “O que não é muito. Até a diplomação daremos a resposta que sociedade espera”, garantiu.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/pais-clima-de-votacao-no-2o-turno-e-de-total-tranquilidade)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions