Rondônia, sábado, 6 de março de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Segunda, 04 de Agosto de 2014 - 22h22

POR 5 A 1 NESTA SEGUNDA-FEIRA, TRE DA PARAÍBA LIBERA CANDIDATURA DE SENADOR EM CASO IDÊNTICO A DE EXPEDITO JÚNIOR

RONDONIAGORA com Paraiba Online e Jornal da Paraíba


POR 5 A 1 NESTA SEGUNDA-FEIRA, TRE DA PARAÍBA LIBERA CANDIDATURA DE SENADOR EM CASO IDÊNTICO A DE EXPEDITO JÚNIOR
Por 5 votos a 1, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deferiu a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao Governo daquele Estado. Ele teve a candidatura impugnada em caso idêntico ao do ex-senador Expedito Júnior: teve condenação por oito anos, mas a inelegibilidade acabará dias antes das eleições de outubro, Na Paraíba, a decisão foi tomada no julgamento do pleno do TRE por cinco votos foram a favor e um contra.

Durante o voto, o relator do processo, o juiz federal Rudival Gama, considerou que o período de inelegibilidade começa no primeiro turno das eleições de 2006, ocorrido no dia 1º de outubro daquele ano. Desta maneira, nas Eleições 2014, cujo primeiro turno ocorrerá em 5 de outubro, o prazo de oito anos de inelegibilidade já terá se encerrado. A situação de Expedito Júnior é idêntica. "Na data da eleição de 2014, o prazo de inelegibilidade terá cessado", afirmou, ao considerar que o segundo turno não é uma nova eleição, mas apenas um pleito complementar. O relator foi acompanhado pelo corregedor Tércio Chaves, pelo juiz Silvio Porto, pelo juiz Breno Wanderley e pelo juiz Eduardo José Soares.

Único voto contra, o desembargador João Alves da Silva foi contra a liberação da candidatura. Ele entendeu que o prazo de inelegibilidade começa a contar do segundo turno de 2006. "O candidato só foi eleito no segundo turno", disse. "É o próprio texto constitucional que define o segundo turno como nova eleição", acrescentou.

A impugnação de Cássio e mais 13 candidatos tinha sido pedida pela Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba (PRE-PB) no dia 14. O julgamento de Expedito Júnior acontece nesta terça-feira.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions