Rondônia, quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Quinta, 29 de Outubro de 2020 - 17h50

Por indícios de fraude, Justiça Eleitoral manda suspender divulgação de pesquisa em Vilhena

da Redação


Por indícios de fraude, Justiça Eleitoral manda suspender divulgação de pesquisa em Vilhena

O juiz Vinícius Bovo de Albuquerque Cabral, da 4ª Zona Eleitoral de Vilhena, atendeu pedido da coligação do atual prefeito Eduardo Japonês e mandou suspender a divulgação de uma pesquisa que teria sido realizada na cidade pela empresa Franco e Rodrigues Comunicação Social e Empreendimentos Ltda. Ao analisar documentos apresentados pela empresa o magistrado afirmou que há indícios de fraude.

O pedido de suspensão da divulgação foi feito pela coligação de Japonês há alguns dias, mas o juiz decidiu pedir documentos à empresa. Após analisar o material ele entendeu que as acusações são razoáveis. “Pois bem. Analisando os documentos trazidos aos autos pela representada Franco e Rodrigues Comunicação Social, verifico que existem fundados indícios de irregularidades na coleta das informações pesquisadas. Os formulários juntados demonstram, no mínimo, sérias inconsistências nos dados e uma padronização nas respostas que não se afigura condizente com a prática estatística, inclusive porque certo padrão de respostas concentrou-se exclusivamente com alguns entrevistadores, dissociando por completo os dados por eles coletados em relação aos demais”, afirmou.

Na decisão, o juiz determina que a empresa representada suspenda, “no prazo de 24 horas, contado da intimação, todo e qualquer ato de divulgação da referida pesquisa, registrada sob n. RO-03440/2020, bem como proíbo republicação ou menção à referida pesquisa, sob pena de multa de R$ 53.205, nos termos da Resolução/TSE 23.600/2019”.
Ele também determinou que um candidato retirasse a publicação de sua página no Facebook.

Foi determinado ainda que o cartório eleitoral, “no prazo de quinze dias efetue diligências em pelo menos dez endereços constantes dos referidos formulários, de forma aleatória, validando ou não a existência destes e das pessoas entrevistadas”.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions