Rondônia, sábado, 14 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Quinta, 25 de Setembro de 2014 - 17h17

PRE e Unir vão às escolas para mostrar a importância do voto consciente

PRE


A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) em Rondônia e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizaram, nos dias 22 e 23 de setembro, visitas às escolas João Bento da Costa e Carmela Dutra. A ação teve por objetivo conscientizar os jovens sobre a importância do voto e da participação no processo eleitoral, bem como orientá-los a ficarem de olho nas irregularidades.

A iniciativa faz parte da campanha do MPF “Por Uma Disputa Justa” que busca garantir a igualdade e o equilíbrio no pleito eleitoral. As visitas contaram com a participação de 15 acadêmicos de Direito da Unir e estagiários da PRE. Para a acadêmica da Unir Valéria Rafalski, “o voto é uma arma. Um instrumento de luta e de mudança”.

Na escola João Bento da Costa, a visita ocorreu na manhã do dia 22, em três salas do terceiro ano do ensino médio, abrangendo cerca de 300 alunos. Já no Carmela Dutra, a visita ocorreu no dia 23 nas turmas de segundo e terceiro anos, atingindo aproximadamente 500 alunos. O projeto ainda pretende visitar os terceiros anos do período da tarde no João Bento da Costa, como também outras escolas.

O professor de História do Carmela Dutra, Sávio Lima, parabenizou a iniciativa e falou que projetos semelhantes poderiam estar presentes nas salas de aulas, não apenas em época de eleições. “As ações poderiam atingir também as crianças, para quando se tornarem eleitores tenham um senso mais crítico sobre a política”, afirmou.
A professora de Geografia do Carmela Dutra, Nathalia Gonçalves, disse que orientar os alunos sobre o que é permitido ou proibido nas eleições é um grande passo para que eles orientem outras pessoas a não cometerem irregularidades. Durante a visita, o aluno Wander Souza expôs que “os políticos querem cada vez mais alienar os cidadãos para que, consequentemente, não aprendam a escolher bem os seus representantes”.

De acordo com a PRE, o projeto já surtiu efeito. Já houve cinco denúncias feitas por alunos do João Bento da Costa sobre propaganda irregular nas redondezas da escola. Para o assessor-chefe eleitoral Marcelo Xavier, o contato com os alunos é muito gratificante e motivador, principalmente pela participação deles durante as visitas. “Plantou-se nos jovens estudantes o espírito democrático e participativo a fim de atuar na fiscalização do processo eleitoral”, disse.

Como denunciar

Quem tiver informações sobre possíveis ilícitos, pode entrar em contato com a PRE pelo e-mail pre-ro@mpf.mp.br; por formulário eletrônico no endereço cidadao.mpf.mp.br; pessoalmente na sede da PRE (avenida Abunã, 1759, bairro São João Bosco, em Porto Velho) ou nas promotorias eleitorais do interior de Rondônia.

Os eleitores que tiverem o aplicativo Whatsapp em seus celulares podem enviar mensagens para o número (69) 9231-3664. Este canal de atendimento é exclusivo para mensagens de texto, imagens e vídeos. Para denúncias por ligação telefônica, o número é o 148, da Justiça Eleitoral.

Procuradoria Regional Eleitoral

As Procuradorias Regionais Eleitorais (PREs) estão presentes em todos os estados do Brasil e são estruturas do Ministério Público Federal que, junto com a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), defendem a democracia e a normalidade das eleições nos Tribunais Eleitorais. Essas unidades do MPF constituem - com os promotores de Justiça dos MPs estaduais designados pelos PREs para atuar como promotores eleitorais - o Ministério Público Eleitoral.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/pre-e-unir-vao-as-escolas-para-mostrar-a-importancia-do-voto-consciente)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions