Rondônia, quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Domingo, 21 de Novembro de 2021 - 08h45

PSDB decide neste domingo o candidato à presidência em 2022

da Redação


PSDB decide neste domingo o candidato à presidência em 2022

O PSDB realiza neste domingo (21) as prévias do partido para definir quem será o candidato tucano na eleição para presidente da República em 2022.

A disputa se dá em meio a divergências internas. Segundo os organizadores, as prévias foram a solução encontrada para viabilizar a “unidade” partidária.

Ao todo, quase 45 mil filiados, entre militantes e detentores de mandato, devem votar em um dos três candidatos:

Arthur Virgílio, 76 anos, ex-prefeito de Manaus e ex-senador
Eduardo Leite, 36 anos, governador do Rio Grande do Sul
João Doria, 63 anos, governador de São Paulo

O senador Tasso Jereissati (CE) chegou a registrar o nome na disputa, mas acabou desistindo de concorrer.

Esta será a primeira vez que o partido recorrerá à realização de prévias para escolher o candidato ao Palácio do Planalto.

A adoção das prévias foi necessária porque o PSDB enfrenta uma divisão interna sobre quem deve ser o candidato e, apesar das tentativas de acordo, não houve consenso.

Tucanos afirmam que historicamente a legenda costuma ter mais de um postulante – como em 2010, com Aécio Neves e José Serra. No entanto, em nenhuma das ocasiões anteriores a escolha teve de ser definida no voto.

Entre os tucanos, a avaliação é que a disputa está concentrada entre Doria e Leite, e o resultado será imprevisível.

Divergências

Nos últimos meses, os candidatos a candidato viajaram para diversos estados em busca de apoio entre os tucanos. Também participaram de debates para apresentar propostas.

Nesse período, houve uma série de desentendimentos sobre a forma de contabilidade dos votos, com acusações de tentativa de fraude sobre o sistema eletrônico de votação.

Na reta final da campanha, em revelação que tencionou o debate, veio a público a informação de que Eduardo Leite telefonou para Doria a fim de repassar um pedido de um ministro do governo Bolsonaro para que o início da vacinação contra a Covid, em janeiro deste ano, fosse adiado.

Em reação, o governador gaúcho negou ter feito qualquer tipo de pedido para Doria atrasar a vacinação, e chamou a divulgação do episódio de “tentativa de factoide” nas prévias.

O PSDB quer lançar um pré-candidato justamente para se opor, desde já, ao presidente Jair Bolsonaro.

Em 2018, após a derrota de Geraldo Alckmin (quarto colocado no primeiro turno), tanto Doria quanto Leite apoiaram Bolsonaro no segundo turno.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions