Rondônia, quinta-feira, 5 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Segunda, 14 de Julho de 2014 - 09h49

PT, PMDB e PP se unem para tentar impedir candidatura de Expedito

Assessoria


Embora a jurisprudência predominante no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seja favorável à homologação da candidatura ao Governo de Rondônia de Expedito Junior (PSDB), todas as coligações (PP, PMDB e PT) que requereram seus respectivos registros se uniram na mesma tese jurídica superada e ingressaram junto ao Tribunal Regional Eleitoral para impedir a candidatura do tucano.
Antes das convenções, PT, PMDB, PP e PR chegaram a negociar um frentão com a finalidade de disputar as eleições contra a coligação liderada pelo PSDB, mas os interesses conflitantes impediram um acordo para que a eventual união espúria obtivesse sucesso.
No período pré-eleitoral os petistas acusaram o candidato à reeleição pelo PMDB de manobrar nos bastidores para forçar a coligação na marra, com intervenção da direção nacional do PT. Padre Ton, por exemplo, antecipou-se à manobra e comunicou que preferia voltar a celebrar missa a apoiar a permanência de Confúcio Moura no governo por mais quatro anos. Nos périplos que fazem em campanha os petistas acusam a administração do peemedebista de incompetente, entre outros adjetivos.
O PP e o PR, partidos sob a dominação direta da família Cassol, anunciaram no início de junho um suposto acordo com o PT. Foram várias reuniões com declarações públicas e trocas de amabilidades entre padre Ton e Ivo Cassol. No mesmo dia das convenções em que os partidos apresentaram candidaturas próprias, PT, PP e PR voltaram à mesa das negociações visando à formação de uma eclética frente. Não prosperou porque nem os petistas nem a família Cassol abriram mão da indicação da candidatura ao Governo.
No momento em que o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia começa a analisar os pedidos dos registros das candidaturas, estes partidos voltam a se unir numa tentativa desesperada de impedir a candidatura tucana de Expedito Junior. A nova união indica que as conversas entabuladas pelos dirigentes desses partidos não ficaram circunscritas apenas às coligações.
As ações ajuizadas na justiça eleitoral por estes partidos revelam que as conversas incluíram um desejo comum de evitar que o tucano leve a cabo a proposta: Muda Rondônia.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/pt-pmdb-e-pp-se-unem-para-tentar-impedir-candidatura-de-expedito)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions