Rondônia, sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Sexta, 16 de Setembro de 2016 - 10h55

Segurança das urnas é tema prioritário nas Eleições Municipais 2016

Da Assessoria


Segurança das urnas é tema prioritário nas Eleições Municipais 2016

Na última quarta-feira (14), o corregedor regional eleitoral e presidente da Comissão de Votação Paralela do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg Silva Júnior, recebeu os membros que compõem a equipe responsável pela auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas nas Eleições Municipais de 2016.

A votação paralela é uma inspeção, utilizada pela Justiça Eleitoral desde 2002, com o intuito de avaliar a segurança do pleito eleitoral no que concerne à captação e contabilização do voto pela urna eletrônica. O procedimento será realizado pelo TRE-RO, sendo que os trabalhos da comissão são públicos, podendo ser acompanhados por qualquer interessado.

“Estamos firmando uma parceria com o Governo do Estado de Rondônia, para a utilização das aeronaves públicas do Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar, visando o transporte das urnas eletrônicas sorteadas nos municípios do interior, com objetivo de dar maior agilidade aos procedimentos”, registrou o desembargador Walter Waltenberg.

Os membros da Comissão de Votação Paralela destacaram que todo o processo de auditoria é acompanhado por auditores independentes contratados pelo TSE que anotam os votos depositados na urna eletrônica. O procedimento de digitação na urna eletrônica é filmado, com objetivo de ampliar a transparência do procedimento. A votação paralela está regulamentada na Resolução nº 23.458/2015, do Tribunal Superior Eleitoral. 

A equipe da Comunicação Social do Tribunal entrevistou o presidente da comissão, Walter Waltenberg. Confira a íntegra:

Como funciona a votação paralela?

Presidente: “A votação paralela simula uma votação oficial, com urnas eletrônicas e candidatos oficiais, ocorrendo “paralelamente” à votação oficial. A diferença está no fato de que seu resultado não é transmitido nem contabilizado na totalização da eleição oficial.”

Como ocorre o sorteio das urnas da votação paralela?

Presidente: “Na véspera das eleições, às nove horas da manhã, no Auditório do TRE-RO, ocorrerá o sorteio das urnas, sendo uma obrigatoriamente da capital e duas outras urnas sorteadas em todo o Estado de Rondônia, totalizando três urnas eletrônicas a serem auditadas. Já no dia das eleições, realiza-se a votação nessas urnas sorteadas. Importante destacar que o sorteio ocorre entre aquelas já enviadas às sessões eleitorais, para verificação aleatória de sua confiabilidade. É mais uma demonstração pública da impossibilidade de fraude com a urna eletrônica, empregada nas eleições brasileiras desde 2002”

Onde será realizada a votação paralela?

Presidente: “A votação paralela será realizada no Anexo II do prédio-sede do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, na Avenida Presidente Dutra, nº 1.889, Baixa da União, Porto Velho. No domingo da eleição, no horário das 8 às 17h.”

Convite

A Justiça Eleitoral rondoniense convida os partidos políticos, coligações, Ordem dos Advogados do Brasil, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Poder Executivo, Ministério Público, Controladoria Geral da União, Polícia Federal, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, profissionais da área de Tecnologia da Informação – TI, veículos de comunicação social e imprensa, assim como os demais interessados em acompanhar os trabalhos auditoria da Comissão do TRE-RO.  


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/seguranca-das-urnas-e-tema-prioritario-nas-eleicoes-municipais-2016)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions