Rondônia, quinta-feira, 5 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Domingo, 17 de Agosto de 2014 - 10h02

TRE apura abuso de candidatos e pede apoio da população pelo 148

RONDONIAGORA


TRE apura abuso de candidatos e pede apoio da população pelo 148

MAIORIA DAS DENÚNCIAS É SOBRE PROPAGANDA IRREGULAR E DISTRIBUIÇÃO DE DINHEIRO PARA PLACAS E PERFURADOS

Em menos de 30 dias de funcionamento, o Disk-Eleições 148 já recebeu dezenas de denúncias de abuso dos candidatos nesta campanha. A maioria é sobre propaganda irregular afixada em comércios e até igrejas. Nos bairros de Porto Velho, também é comum a população falar sobre a farta distribuição de dinheiro para que os candidatos possam colocar os chamados “santões” e placas em lonas com o nome e o número do concorrente. Por enquanto, não houve comprovação, segundo a Justiça Eleitoral, mas já há procedimento investigatório para apurar as acusações que chegam pelo 148.

Nesta semana, o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral ganhou reforço das entidades ligadas ao comércio rondoniense. O dirigente da Fercomércio, Ranieri Coelho, apresentou a campanha pela campanha limpa e o voto consciente. Na ocasião, o presidente da Corte, Péricles Moreira Chagas, destacou o aumento da união de forças de entidades visando à garantia de eleições limpas. “A Justiça Eleitoral possui a ideia, mas precisa de parcerias para difundir a conscientização do eleitor, como esta que está sendo firmada com a Fecomércio”, registrou. “É uma organização com uma enorme capilaridade em Rondônia, o que facilita a divulgação da ideia”, acrescentou o desembargador.

A ideia central é a distribuição em todo comércio de cartazes e panfletos com mensagens de conscientização do eleitor para que exerça um voto limpo, sem mercantilismo, bem como reuniões com palestras em todas as organizações do comércio. “Vamos trabalhar pela campanha limpa”, explicou o superintendente da Fecomércio, Rubens Barros do Nascimento.

Propaganda negativa

Os cavaletes dos candidatos instalados nos canteiros centrais de Porto Velho estão incomodando os usuários das avenidas. A quantidade é tão grande que acaba prejudicando a visibilidade e causando até estragos, a exemplo da ventania da última quarta-feira, que levou várias placas para o asfalto e até atingiu um caminhão. Mesmo com as críticas sobre esse tipo de propaganda, até os candidatos ao Governo resolveram utilizar essa opção. A exceção apenas do candidato do PSDB, Expedito Junior, e do PSOL, Pimenta de Rondônia. Expedito até lançou uma campanha nas redes sociais defendendo o chamado “cavalete virtual” acabando com a poluição nas ruas.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/tre-apura-abuso-de-candidatos-e-pede-apoio-da-populacao-pelo-148)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions