Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Eleições

TRE diz que agiu a tempo e dia da eleição terá mais de 700 veículos

Terça-feira, 14 Setembro de 2010 - 15:06 | TRE-RO


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia pronunciou-se sobre as declarações do deputado federal Ernandes Amorim, ontem que denunciava a possibilidade de uma alta abstenção em todo o Estado em decorrência da falta de veículos no dia da eleição.

"Em resposta a declaração do deputado estadual Ernandes Amorim, que alerta para a possibilidade de parte do eleitorado ser impedida de votar por falta de transporte, a Justiça Eleitoral de Rondônia vem esclarecer as medidas adotadas para garantir o exercício desse direito pelos eleitores residentes nos mais distantes pólos do Estado.
Sobre as declarações de que "cerca de 40% dos eleitores de localidades da grande Ariquemes ficarão sem votar no dia das eleições, por falta de transporte”, nesse ponto, informamos que a 26ª Zona Eleitoral de Ariquemes requisitou, entre ônibus, mini ônibus e vans, 35 (trinta e cinco) veículos para transportar os eleitores da grande Ariquemes, 25 (vinte e cinco) para o Município de Alto Paraíso, 13 (treze) para Cacaulândia, 16 (dezesseis) para Rio Crespo, 7 (sete) para Cujubim e 2 (dois) para Monte Negro.

Amorim disse, ainda: “A Justiça Eleitoral tem que envidar esforços no sentido de assegurar o transporte desses eleitores, não apenas em Ariquemes, mas na maioria dos municípios. Tem localidades que tem ônibus, mas está quebrado e sem combustível”.

Os Juízes Eleitorais de todo o Estado realizaram reuniões e audiências públicas, para tratar do tema. Em Porto Velho, foi solicitado aos representantes dos Partidos Políticos que disponibilizassem à Justiça Eleitoral veículos para o transporte de eleitores nas linhas desprovidas de transporte coletivo regular e naquelas em que esse serviço é insuficiente. Todavia, vencido o prazo de 15 dias concedido pelo Juiz Eleitoral, nenhum partido se manifestou.

Em Porto Velho haverá 60 ônibus disponibilizados exclusivamente para o transporte de eleitores no dia do pleito, que passarão pelas linhas de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Abunã, Taquara, Jacy Paraná, Mutum, União Bandeirantes, Rio Pardo, Joana Darque, Mucuim e 28 de Novembro até a Agrovila.
Além disso, 25 voadeiras farão o transporte de eleitores em São Carlos, Nazaré, Calama, Demarcação, Papagaio, Terra caída, Cuniã, Santa Catarina, Cujubim, Assentamentos Flor da Amazônia I II e III, Rio Preto, Nova Samuel e Triunfo.

Em todo o Estado serão mais de 700 veículos à disposição da Justiça Eleitoral. A Justiça Eleitoral divulgará em breve as rotas desses veículos, informação que também poderá ser obtida diretamente no Cartório Eleitoral.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Barco que leva urnas e material de votação para o Baixo Madeira sai no próximo dia 30

A saída do barco está confirmada para o próximo dia 30, às 09h. Com o juiz eleitoral irão 25 policiais militares, que farão a segurança nas localid...

Prefeitura define estratégias para transporte público no domingo

A prefeitura de Porto Velho já começou a trabalhar a estratégia para o transporte coletivo urbano que funcionará no próximo domingo, 03 de outubro,...

TRE atualiza listagem de locais onde haverá transporte gratuito

A Justiça Eleitoral de Rondônia preparou uma mega operação para operacionalizar o transporte dos eleitores residentes nas zonas rurais da capital e...