Rondônia, domingo, 8 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Sábado, 27 de Outubro de 2018 - 09h23

TRE estabelece novos procedimentos para evitar erros e dúvidas do eleitor na hora de votar

da Redação


TRE estabelece novos procedimentos para evitar erros e dúvidas do eleitor na hora de votar

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou nesta sexta-feira (26) que estabeleceu novas regras para que não haja dúvidas ou qualquer problema relacionado à votação neste domingo (28) em todo o Estado de Rondônia. No primeiro turno, o maior número de confusões foi registrado em Porto Velho e em Ouro Preto do Oeste.

De acordo com a diretora geral do órgão, Lia Maria Araújo, durante as votações do primeiro turno foram registradas 308 ocorrências referentes a problemas nas urnas eletrônicas no estado. “Nós levantamos todas as estatísticas sobre o ano da urna, sessão, tipos de urnas eletrônicas que apresentaram maiores problemas nas eleições para orientar os eleitores a respeito desses fatos ocorridos. Os eleitores que registraram essas ocorrências participaram de uma roda de conversa e foram prestados esclarecimentos sobre os problemas”, explicou Lia Maria.

Durante as votações no último dia 7 de outubro, em âmbito nacional, muitos eleitores ficaram na dúvida na hora de votar ou o momento em que finalizava o voto na urna eletrônica.

Para que questionamentos como esse sejam sanados no dia do pleito, juízes, promotores eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral percorrerão todos os locais, para acompanhar o processo de votação. “Nós capacitamos ainda mais os servidores que irão trabalhar nas eleições para que eles consigam orientar os eleitores caso tenham algum problema ou dúvidas sobre a votação”, disse Lia Maria.

O TRE-RO iniciou também a produção de materiais informativos e orientativos, como vídeos, cartazes, posts, áudios e notícias, que servirão como guia aos eleitores acerca do voto eletrônico. O órgão iniciou, ainda, a confecção de material de apoio aos mesários, monitores, servidores e demais colaboradores.

Aos mesários, monitores, colaboradores e servidores da Justiça Eleitoral, que atuarão diretamente nas seções, ficaram definidos as seguintes medidas:
Os membros da mesa devem explicar de forma clara e concisa ao eleitor, o passo a passo do procedimento adotado na votação, devendo solicitar ao cidadão que confira seu nome no caderno de votação.

Antes de o eleitor entrar na cabine de votação, os membros da mesa devem orientá-lo a ler o cartaz fixado na seção com as informações sobre o voto e explicar o procedimento referido.

O secretário da mesa deve prestar orientações constantemente aos eleitores que se encontram na fila aguardando para votar. Deve também explicar como o eleitor deve proceder para votar na urna eletrônica, simulando com os eleitores no cartaz que contém a foto da urna, de modo que todos os eleitores, que demonstrarem interesse, recebam as informações e efetivamente sejam orientados.

Estabelecer o diálogo claro com o eleitor, para que este se sinta à vontade e seguro nesse momento democrático, no ambiente da seção eleitoral. Evitar pressão quanto ao tempo da votação, ou demonstrar pressa.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/tre-estabelece-novos-procedimentos-para-evitar-erros-e-duvidas-do-eleitor-na-hora-de-votar)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions