Rondônia, quinta-feira, 5 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Domingo, 30 de Outubro de 2016 - 07h42

TRE garante transporte para eleitores da Zona Rural

Da redação


TRE garante transporte para eleitores da Zona Rural

Os eleitores que residem em localidades da zona rural de Porto Velho podem ter o apoio logístico de transporte gratuito fornecido pela Justiça Eleitoral, para que possam votar no domingo (30), segundo turno das Eleições Municipais da capital rondoniense.

A Lei nº 6.091/1974 estabelece as regras acerca do fornecimento gratuito de transporte aos eleitores da zona rural no dia da votação, tal norma foi regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio da Resolução n. 9.641/1974, dispondo detalhadamente sobre este serviço aos cidadãos.

É expressamente proibido, sob pena de responsabilização penal eleitoral dos envolvidos, que órgãos partidários e candidatos forneçam o transporte e alimentação gratuita aos eleitores, salvo se for a serviço da Justiça Eleitoral mediante credenciamento prévio no Cartório Eleitoral.

O artigo 11, inciso III, da Lei nº 6.091/1974 estabelece que nenhum veículo ou embarcação poderá fazer transporte de eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, exceto: a serviço da Justiça Eleitoral; coletivos de linhas regulares e não fretados; de uso individual do proprietário, para o exercício do próprio voto e dos membros da sua família; e o serviço normal, sem finalidade eleitoral, de veículos de aluguel, sendo crime descumprir tal determinação, sujeitando os infratores a pena de reclusão de quatro a seis anos e pagamento de 200 a 300 dias-multa.

O eleitor que deixar de votar e não se justificar perante o Juízo Eleitoral até sessenta dias após a realização do pleito, incorrerá em multa, conforme o artigo 367 do Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/1965).

Confira o percurso e horários programados para o transporte de eleitores e colaboradores na zona rural de Porto Velho.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/tre-garante-transporte-para-eleitores-da-zona-rural)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions