Rondônia, quinta-feira, 5 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Sexta, 24 de Agosto de 2012 - 16h06

TRE julga 94% dos recursos sobre registro de candidatura

TRE-RO


O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia recebeu 168 recursos sobre pedido de registro de candidatura. Os primeiros recursos começaram a chegar no início de agosto e, em menos de 25 dias, a Corte Eleitoral julgou 158 processos, o que equivale a 94% do total. A Lei Complementar 135 (Ficha Limpa) foi o fundamento de 28 recursos.

Segundo dados extraídos do sistema de registro de candidatura, em todo o Estado, 256 registros foram negados pelos juízes eleitorais, sendo que mais de 80 candidatos deixaram de recorrer ao TRE-RO.

O candidato Klecius Modesto de Araújo, que chegou a protocolar recurso perante o TRE-RO, porém desistiu de prosseguir. Klecius era candidato a vereador no Município de Ji-Paraná e teve seu registro negado pelo juiz da 30ª Zona Eleitoral sob o fundamento de ter sido condenado, em decisão colegiada, por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) cometida na eleição de 2008.

Outros 3 candidatos tiveram a candidatura negada pelo TRE com base na Lei da Ficha Limpa:

Ataíde Ribeiro Gonçalves, candidato a vereador no Município de Colorado do Oeste. Fundamento: Condenação por órgão colegiado à suspensão de direitos políticos.

Ailude Ferreira da Silva, candidata a vereadora no Município de Costa Marques/RO. Fundamento: Condenada por crime eleitoral de falsidade ideológica.

Francisco Hildemburg Costa Bezerra, candidato a vereador no Município de Jaru-RO. Fundamento: Quebra de decoro parlamentar.

A contar da publicação das decisões passa a correr o prazo de 3 dias para a interposição de recurso para o Tribunal Superior Eleitoral.

Os juízes membros do TRE-RO não mediram esforços para cumprir o prazo estabelecido, chegando a julgar mais de 30 processos em um dia, oportunidade em que a sessão se estendeu até as 22h. Segundo o calendário eleitoral, dia 23 de agosto de 2012, era a data em que todos os recursos sobre registro de candidatura deveriam estar julgados.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/tre-julga-94-dos-recursos-sobre-registro-de-candidatura)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions